"A Arca" de Victoria Hislop

Tenho em mente uma lista de livros excecionais que vou atualizando à medida que descubro mais algum. Este “A Arca” é sem dúvida mais um livro a juntar a essa lista! Curiosamente, “A Ilha”, desta mesma autora, Victoria Hislop, também figura nessa lista. Foi também um livro extraordinário e maravilhoso cuja história me tocou profundamente.

Ao pegar no “A Arca” recordei que foi exatamente a forma como a autora nos enreda na ação que me conquistou verdadeiramente. Se bem que o primeiro tenha sido, a meu ver, de uma superior riqueza emocional, neste a autora primou pelo sublime histórico, não relevando no entanto o dito fator emocional.

“A Arca” conta-nos a história apaixonante de uma família grega, os encontros e desencontros, o convívio com outros povos, os acontecimentos importantes que a atingiram. Uma família cujo passado e presente se encontram entrelaçados com a história da própria Grécia.

Durante quase um século, ficamos a conhecer profundamente a segunda maior cidade grega, Tessalonica, o seu desenvolvimento, sem dúvida condicionado pelas catástrofes que a atingiram, como o grande incêndio em 1917, o acolhimento dos gregos exilados de Esmirna em 1922, e mais tarde o extermínio de quase todos os habitantes judeus durante a ocupação alemã em 1941 e 1942.
Uma vez que esta é na verdade um espelho da própria Grécia, torna-se de repente bem mais fácil de compreender como este país se encontra na situação em que está.

Um livro estrondoso que aconselho e cuja leitura vos irá certamente arrebatar.

(Em 1922 - os exilados de Esmirna em troca dos turcos que viviam em Tessalonica)
(Em 1941 - a ocupação alemã)
(1941/2 - o envio das famílias judias para a Polónia)

Para mais informações sobre este livro espreitem aqui o trailer.

2 comentários:

Harpa on 27/8/12 disse...

Gostei bastante da tua opinião. Tenho este livrinho debaixo de olho :P
Se quiseres passar no meu blogue, estou com um passatempo.
Abraço

António Jesus Batalha on 27/8/12 disse...

Olá , passei pela net encontrei o seu blog e o achei muito bom, li algumas coisas folhe-ei algumas postagens, gostei do que li e desde já quero dar-lhe os parabéns, e espero que continue se esforçando para sempre fazer o seu melhor, quando encontro bons blogs sempre fico mais um pouco meu nome é: António Batalha. Como sou um homem de Deus deixo-lhe a minha bênção. E que haja muita felicidade e saude em sua vida e em toda a sua casa.

Um livro magistral!

Um livro magistral!
Neste livro, Jodi Picoult aborda temas como a raça, o privilégio, o preconceito, a injustiça e a compaixão.

O novo livro de Deborah Smith

Novo Thriller de Paula Hawkins

Uma história maravilhosa!

O livro sensação de 2017!

 

ASA

Quinta Essência

Planeta

Porto Editora

Bertrand

Lua de Papel

Chiado Editora

Oficina do Livro

Editorial Presença

Jacarandá

D. Quixote

Clube do Autor

Livros d'Hoje

Casa das Letras

Suma de Letras

Vogais

Saída de Emergência

Esfera dos Livros

TopSeller

Objetiva

Marcador

Visualizações de página na última semana

Copyright © 2005-2017 Blogger Template (Adapted by Fernanda Carvalho)