"A Lista da Nossa Mãe" de St John Greene

Não gosto de histórias verídicas que sejam lamechas. Que nos façam sentir pior do que por vezes nos sentimos. Que nos mostrem como temos tanta sorte quando outros nem por isso. Não gosto. Não aprecio. Não quero ler. Por isso me senti um pouco em dúvida quando ponderei ler este livro. Mas a última frase da sinopse fez-me decidir avançar com esta leitura:

«Este  livro é o relato comovedor de como a lista de Kate ajudou a família a ultrapassar a dor e a construir uma nova vida, mantendo a mãe sempre viva na memória»

Eu gosto de listas. Normalmente são apenas mentais, mas gosto de me sentir organizada, orientada. E acredito perfeitamente que esta lista tão especial que Kate escreveu para a sua família, nomeadamente para o seu marido, ajudou-o, sem dúvida, a orientar-se, a reoganizar-se numa altura em que o tapete lhe foi tirado debaixo dos pés.
Como mãe e como esposa, só consigo imaginar como deve ter sido difícil àquela mãe escrever uma lista assim. Mas de algum modo, consigo também entender como lhe trouxe algum conforto ao saber o que estava a fazer.
Kate parece-me ter sido uma mulher fabulosa, tanto na vida quanto na morte, e o facto de ter conseguido ajudar a sua família para lá do adeus só me prova que o ser humano quando quer, quando precisa, consegue feitos extraordinários.

Um livro que é uma verdadeira inspiração e que me aqueceu o meu coração.  E que também me lembrou como é importante criarmos recordações, passar momentos magníficos com a nossa família e acima de tudo fazer listas e lembretes sobre as coisas que são realmente importantes e que devemos completar enquanto podemos. (Ah e não foi uma leitura nada lamechas, acreditem!)
Uma excelente prenda de Natal para qualquer mãe. :)

Para mais informações sobre este livro espreitem aqui ou visitem o site da Vogais.
Em www.bertrand.pt

O clube de leitura do meu coração.

 
Copyright 2005-2024 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)