"A Sua Última Duquesa" de Gabrielle Kimm


Confesso que apesar de curiosa, também estava com um certo receio sobre este livro. É que por vezes, alguns autores de romances históricos ao dar primazia os factos históricos acabam por tornar a narrativa um pouco maçuda. Mas felizmente não foi o caso. Bem pelo contrário! Apesar de estar bem apoiada em factos históricos, a história com que nos brinda Gabrielle Kimm é extraordinária. Os pormenores relativos à época em questão, as diversas formas de vida, o vestuário, a decoração com pinturas e sobretudo com frescos, que estavam muito na moda na Itália do séc. XVI, tudo contribui para engrandecer uma história de amor e ódio, paixão e traição, mistério e suspense.

É fabulosa a forma como a autora pega num simples poema (ou monólogo) de Robert Browning, "My Last Duchess“ e cria uma história em roda de Lucrécia de Médici, cujo desaparecimento é ainda hoje um mistério sem explicação. Lucrécia, uma jovem de 16 anos é entregue pela sua família numa partilha de interesses com o Duque Afonso d´Este. A sua inocência e graciosidade encantam o leitor, ao mesmo tempo que nos arrasta para o turbilhão de emoções que rodeia o seu recente casamento e novo lar em Ferrara que se revela ser longe de idílico.

Este romance faz lembrar de alguma forma os romances trágicos tão comuns na Inglaterra do séc. XIX, no entanto o desenvolvimento da própria história acaba por o tornar numa obra onde prima o suspense, a par e passo com o romance, e que torna a sua leitura muito cativante.
Adorei!


Para mais informações sobre este livro espreite aqui ou visite o site da Planeta.
Em www.bertrand.pt

O clube de leitura do meu coração.

 
Copyright 2005-2024 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)