Opinião "Os Interessantes" de Meg Wolitzer

Esta foi sem dúvida uma leitura extremamente interessante. Apesar de não haver um enredo propriamente dito, apesar de as personagens serem pessoas comuns como a maioria de nós, onde nada aparentemente acontece, a não ser a vida. Mas tal como se pode encarar estes três pontos como negativos num qualquer outro livro, neste livro específico, eles revelam-se como muito interessantes!

Não querendo estragar a leitura para ninguém, não me vou alongar na história propriamente dita, até porque podem ler a sinopse aqui e esta faz um bom resumo do que trata o livro. Um grupo de adolescentes que se autointitulam de os interessantes e cujas vidas e amizade vamos acompanhando desde o início dos anos 70 até aos nossos dias. Todos eles têm as suas características, umas mais interessantes ou válidas do que outras, mas que vão influenciar / ditar como será a sua vida futura.

E realmente a vida não é igual quando temos 15 anos e depois 30, 40, 50... bem, aos 50 não sei pois ainda não lá cheguei. ;) Mas todas as fases são interessantes e têm os seus momentos bons e menos bons. Como por exemplo, a idade em que chegamos à conclusão que não somos tão interessantes ou especiais como julgávamos. Aos 20? Aos 30? Bem, neste grupo de amigos, uns têm mais sorte que outros, outros têm mais azar, mas a vida vai sendo vivida, e nós vamos acompanhando esse evoluir, ano a ano, década a década.

Para mim, o factor mais interessante de todos é o realismo que a autora consegue transportar para a história. Fiquei mesmo com a sensação de conhecer intimamente cada um dos cinco amigos. As suas dúvidas, as suas inseguranças, as suas forças, as suas frustrações... E não posso deixar de mencionar, claro, o quanto me fez pensar nas minhas próprias dúvidas existênciais, tão presentes na minha adolescência, provavelmente como muitos de vós. A sensação de ser especial, o sentir que estamos destinados a algo grande, o ser interessante, o querer deixar uma marca no mundo, por assim dizer... tudo para que umas décadas mais tarde, ao ler um livro intitulado de Os Interessantes, perguntemos a nós próprios o que é feito daquele ou daquela adolescente que tantos sonhos aquelentava.

Foi uma leitura muito interessante mesmo e que muito me agradou. E gostei imenso da forma como a autora consegue conferir à narrativa os sentimentos com que cada uma das personagens tem de lidar e manter o leitor sempre cativo, mesmo até ao fim das 592 páginas do livro. ;)
Recomendo sem hesitações.

P.S. A sobreutilização da palavra interessante foi intencional. 
Em www.bertrand.pt

O clube de leitura do meu coração.

 
Copyright 2005-2024 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)