Opinião "Os Interessantes" de Meg Wolitzer

Esta foi sem dúvida uma leitura extremamente interessante. Apesar de não haver um enredo propriamente dito, apesar de as personagens serem pessoas comuns como a maioria de nós, onde nada aparentemente acontece, a não ser a vida. Mas tal como se pode encarar estes três pontos como negativos num qualquer outro livro, neste livro específico, eles revelam-se como muito interessantes!

Não querendo estragar a leitura para ninguém, não me vou alongar na história propriamente dita, até porque podem ler a sinopse aqui e esta faz um bom resumo do que trata o livro. Um grupo de adolescentes que se autointitulam de os interessantes e cujas vidas e amizade vamos acompanhando desde o início dos anos 70 até aos nossos dias. Todos eles têm as suas características, umas mais interessantes ou válidas do que outras, mas que vão influenciar / ditar como será a sua vida futura.

E realmente a vida não é igual quando temos 15 anos e depois 30, 40, 50... bem, aos 50 não sei pois ainda não lá cheguei. ;) Mas todas as fases são interessantes e têm os seus momentos bons e menos bons. Como por exemplo, a idade em que chegamos à conclusão que não somos tão interessantes ou especiais como julgávamos. Aos 20? Aos 30? Bem, neste grupo de amigos, uns têm mais sorte que outros, outros têm mais azar, mas a vida vai sendo vivida, e nós vamos acompanhando esse evoluir, ano a ano, década a década.

Para mim, o factor mais interessante de todos é o realismo que a autora consegue transportar para a história. Fiquei mesmo com a sensação de conhecer intimamente cada um dos cinco amigos. As suas dúvidas, as suas inseguranças, as suas forças, as suas frustrações... E não posso deixar de mencionar, claro, o quanto me fez pensar nas minhas próprias dúvidas existênciais, tão presentes na minha adolescência, provavelmente como muitos de vós. A sensação de ser especial, o sentir que estamos destinados a algo grande, o ser interessante, o querer deixar uma marca no mundo, por assim dizer... tudo para que umas décadas mais tarde, ao ler um livro intitulado de Os Interessantes, perguntemos a nós próprios o que é feito daquele ou daquela adolescente que tantos sonhos aquelentava.

Foi uma leitura muito interessante mesmo e que muito me agradou. E gostei imenso da forma como a autora consegue conferir à narrativa os sentimentos com que cada uma das personagens tem de lidar e manter o leitor sempre cativo, mesmo até ao fim das 592 páginas do livro. ;)
Recomendo sem hesitações.

P.S. A sobreutilização da palavra interessante foi intencional. 

0 comentários:

Diane Chamberlain... já conhece esta autora?

Sveva Casati Modignani

Paulo Coelho está de volta!

Jojo Moyes - novo livro!

A não perder...

Novo livro

 

ASA

Quinta Essência

Planeta

Porto Editora

Bertrand

Lua de Papel

Chiado Editora

Oficina do Livro

Editorial Presença

Jacarandá

D. Quixote

Clube do Autor

Livros d'Hoje

Casa das Letras

Suma de Letras

Vogais

Saída de Emergência

Esfera dos Livros

TopSeller

Objetiva

Marcador

Visualizações de página na última semana

Copyright © 2005-2016 Blogger Template (Adapted by Fernanda)