Foi o caso deste livro. Após as primeiras frases fiquei cativada pela escrita de Sandra Freitas. É uma verdadeira contadora de histórias, esta enfermeira do Porto. :) Foi uma surpresa muito agradável encontrar uma história portuguesa, com personagens portugueses, sobre uma realidade tão universal como os encontros e desencontros com o amor e a vida.
A história em si não é muito complexa e facilmente se descortinam os acontecimentos que espreitam ao virar das páginas, mas a forma como está contada é que se revela uma preciosidade. Com um nível de pormenorização q.b., e uma imaginação bastante coerente, a autora revela uma capacidade inata para manter o leitor em suspenso à espera da próxima revelação. E isso é meio passo dado no sentido de conquistar qualquer leitor.
As personagens são tão verosímeis como os vizinhos do prédio em frente. Não as achei nada exageradas e cada uma delas tem o seu papel bem definido contribuindo para a evolução natural do enredo. É um livro quase perfeito. :)
Confesso que gostava de ler mais de Sandra Freitas, talvez uma história um pouco mais elaborada, não tão previsível... mas acreditem, para um romance de estreia, A Memória da Chuva é uma extraordinária história de amor à portuguesa.
Podem comprar este livro na Wook.
Spoiler Alert
P.S. Para quem gosta de finais felizes aconselho-vos a não ler o epílogo. Juro que me apeteceu rasgá-lo do livro. lol Desculpa, Sandra, mas é verdade... Podias ter colocado o epílogo como opcional. ;)