"A Viúva" de Fiona Barton (opinião)

Sou uma grande fã deste género de livros – o thriller psicológico – por isso foi com muito entusiasmo que iniciei esta leitura. E não me arrependi. Algumas horas de leitura depois, espaçadas com grande esforço, terminei com um sentimento de satisfação. Mais um bom livro para a minha biblioteca!

Na capa, lê-se:

Um marido amoroso ou um assassino sem coração... 
Ela sabia, não sabia?

E logo aí ficamos com a pulga atrás da orelha. :)

O livro aborda a vida de uma mulher que se encontra a braços com a atenção indesejada da polícia e da imprensa. O seu falecido marido havia sido acusado do rapto e assassínio de uma criança de dois anos – Bella – e embora tenha sido ilibado, pistas mais recentes continuam a dá-lo como principal suspeito.
A questão que todos colocam é se ela sabe o que aconteceu. E se sim, onde está Bella, a adorável menina de 2 anos.

O leitor é manipulado mesmo até ao final. Vamos sabendo o que aconteceu através das narrativas de diversos intervenientes, ora no presente, ora no passado – Jean (a mulher), Glen (o marido), Bob (o detetive) e Kate (a jornalista) -  e com as migalhas que eles nos dão vamos reconstruindo a vida de Glen, e o que terá acontecido à pequena Bella.

Neste livro, tal como acontece com o leitor, a verdade é também manipulada. E é torcida, esmiuçada e escondida. Adorei o crescendo até ao final, e à medida que nos vamos apercebendo que monstro era Glen, e as nossas certezas (e incertezas) vão crescendo. Mal consegui intervalar a leitura.

Na realidade, a autora conta-nos uma história extremamente simples. Apenas a forma como ela o faz, e que faz toda a diferença, é tudo menos simples. O facto dela ter sido jornalista de um daqueles tablóides ingleses (o Daily Mail) acho que faz toda a diferença. Não pela forma como escreve, mas pelo conhecimento que possui do meio onde se desenrola a ação.


Adorei!!! É um dos meus policiais favoritos deste ano!

0 comentários:

Diane Chamberlain... já conhece esta autora?

Sveva Casati Modignani

Paulo Coelho está de volta!

Jojo Moyes - novo livro!

A não perder...

Novo livro

 

ASA

Quinta Essência

Planeta

Porto Editora

Bertrand

Lua de Papel

Chiado Editora

Oficina do Livro

Editorial Presença

Jacarandá

D. Quixote

Clube do Autor

Livros d'Hoje

Casa das Letras

Suma de Letras

Vogais

Saída de Emergência

Esfera dos Livros

TopSeller

Objetiva

Marcador

Visualizações de página na última semana

Copyright © 2005-2016 Blogger Template (Adapted by Fernanda)