"Inseparável" de Kate Hamer (opinião)

Há livros que após terminarmos a sua leitura têm de amadurecer um pouco dentro de nós, para que os consigamos entender plenamente.
Este foi um destes casos. Li-o tão rapidamente que cheguei ao fim sem compreendê-lo completamente. Ainda folheei alguns capítulos anteriores para tirar umas dúvidas, mas depois tive de deixá-lo "fermentar". Poucos dias depois apercebi-me... este livro é perfeitamente brilhante!

Carmel é uma menina de oito anos que foi  sempre um pouco diferente das outras crianças. Com alguma tendência para se distrair e desaparecer, a sua mãe Beth, sempre teve receio que um dia ela se persesse ou fosse raptada. E foi mesmo o que aconteceu um sábado de manhã quando as duas visitavam um festival infantil ao ar livre. Carmel foi raptada por um homem que dizia ser o seu avô que ela nunca conheceu e que acredita que ela é possuidora de um dom muito especial.

O livro está escrito de forma maravilhosa, a duas vozes. Os capítulos alternam-se, e aos poucos vamos percebendo o que se passa junto de Beth e junto de Carmel. Obviamente os capítulos de Carmel são inicialmente um pouco mais confusos, induzindo-nos frequentemente em erro. Afinal é uma menina de 8 anos que nos escreve e que não percebe muito bem o que lhe está a acontecer. A única coisa que ela tem a certeza é que não quer esquecer a sua mãe.

Por outro lado a perceção de Beth é incrivelmente sóbria. Através dela somos apresentados à sua dor, às suas dúvidas e à sua determinação em não deixar cair no esquecimento a sua menina, pelo que faz tudo para que isso não aconteça. Como uma mãe em sofrimento ela agarra-se às memórias da sua bebé, embora simultaneamente tente andar para a frente com a sua vida, sem que isso lhe cause sentimento de culpa.

Muito mais do que um thriller, do ponto de vista policial, este é é um thriller psicológico com um grande factor emocional. Lindo e perfeito. Absolutamente.

0 comentários:

Diane Chamberlain... já conhece esta autora?

Sveva Casati Modignani

Paulo Coelho está de volta!

Jojo Moyes - novo livro!

A não perder...

Novo livro

 

ASA

Quinta Essência

Planeta

Porto Editora

Bertrand

Lua de Papel

Chiado Editora

Oficina do Livro

Editorial Presença

Jacarandá

D. Quixote

Clube do Autor

Livros d'Hoje

Casa das Letras

Suma de Letras

Vogais

Saída de Emergência

Esfera dos Livros

TopSeller

Objetiva

Marcador

Visualizações de página na última semana

Copyright © 2005-2016 Blogger Template (Adapted by Fernanda)