"O Ano da Dançarina" de Carla M. Soares (opinião)

Ler um autor português é diferente. Por muito boas que sejam as traduções (perdoem-me os tradutores), há sempre um certo eco do tradutor, frases que fazem mais sentido na língua original, e personagens que, na nossa cabeça, falam com sotaque. Ler um autor português é mais colorido. E ler um autor que conhecemos pessoalmente, cujo tom da sua fala já pudemos escutar, é algo indescritível.
Carla, foi como ter-te dentro da minha cabeça, a narrar a história à medida que a ía lendo. Estranho, sim, mas simultaneamente delicioso. :)

E o que dizer de Carla M. Soares e deste seu novo livro? Acho que de repente, a autora de "O Cavalheiro Inglês", cresceu! Ou melhor dizendo, amadureceu. Nota-se que se tornou mais destemida, mais solta. Continua com uma escrita fluída, mas denota-se um carácter mais incisivo e uma melhor organização da história. Houve sem dúvida um grande trabalho de pesquisa sobre os temas que servem como pano de fundo para a história da família Lopes Moreira: a participação de Portugal na I Guerra Mundial e o surto de febre pneumónica no ano de 1918.

Não sendo um romance histórico, propriamente dito, é um grande romance com bastante História de Portugal à mistura, não se tornando, no entanto, em algo maçador, como alguns autores não conseguem evitar. A Carla M. Soares evita-o e muitíssimo bem! Em momento algum me senti aborrecida ou enfadada com a leitura. E aprendi imenso!

Uma das grandes qualidades desta autora, a meu ver, e que me parece comprovado neste novo livro, são as personagens maravilhosas que ela cria. Personagens que nos soam tão reais quanto possível, e que certamente continuam a existir na mente da autora muito para lá do livro. Há umas quantas personagens que gostaria de ver além de "O Ano da Dançarina".
Será que vai acontecer, Carla? A viagem da mãe de Nicolau parece mesmo estar a abrir um novo livro. ;)

Em suma, foi mais uma excelente leitura "em português" que recomendo sem hesitações!
Bem haja, querida Carla. Fico ansiosamente a aguardar o próximo. ;)

0 comentários:

Um livro magistral!

Um livro magistral!
Neste livro, Jodi Picoult aborda temas como a raça, o privilégio, o preconceito, a injustiça e a compaixão.

O novo livro de Deborah Smith

Novo Thriller de Paula Hawkins

Uma história maravilhosa!

O livro sensação de 2017!

 

ASA

Quinta Essência

Planeta

Porto Editora

Bertrand

Lua de Papel

Chiado Editora

Oficina do Livro

Editorial Presença

Jacarandá

D. Quixote

Clube do Autor

Livros d'Hoje

Casa das Letras

Suma de Letras

Vogais

Saída de Emergência

Esfera dos Livros

TopSeller

Objetiva

Marcador

Visualizações de página na última semana

Copyright © 2005-2017 Blogger Template (Adapted by Fernanda Carvalho)