Carla, foi como ter-te dentro da minha cabeça, a narrar a história à medida que a ía lendo. Estranho, sim, mas simultaneamente delicioso. :)
E o que dizer de Carla M. Soares e deste seu novo livro? Acho que de repente, a autora de "O Cavalheiro Inglês", cresceu! Ou melhor dizendo, amadureceu. Nota-se que se tornou mais destemida, mais solta. Continua com uma escrita fluída, mas denota-se um carácter mais incisivo e uma melhor organização da história. Houve sem dúvida um grande trabalho de pesquisa sobre os temas que servem como pano de fundo para a história da família Lopes Moreira: a participação de Portugal na I Guerra Mundial e o surto de febre pneumónica no ano de 1918.
Não sendo um romance histórico, propriamente dito, é um grande romance com bastante História de Portugal à mistura, não se tornando, no entanto, em algo maçador, como alguns autores não conseguem evitar. A Carla M. Soares evita-o e muitíssimo bem! Em momento algum me senti aborrecida ou enfadada com a leitura. E aprendi imenso!
Uma das grandes qualidades desta autora, a meu ver, e que me parece comprovado neste novo livro, são as personagens maravilhosas que ela cria. Personagens que nos soam tão reais quanto possível, e que certamente continuam a existir na mente da autora muito para lá do livro. Há umas quantas personagens que gostaria de ver além de "O Ano da Dançarina".
Será que vai acontecer, Carla? A viagem da mãe de Nicolau parece mesmo estar a abrir um novo livro. ;)
Em suma, foi mais uma excelente leitura "em português" que recomendo sem hesitações!
Bem haja, querida Carla. Fico ansiosamente a aguardar o próximo. ;)