"Regresso à tua Pele" de Luz Gabás (Opinião)


Por vezes gosto de deixar passar alguns dias após a leitura para finalmente escrever a minha opinião. Esse tempo serve para deixar assentar a história em mim. Mesmo que já esteja a ler um novo livro, sinto que tenho de dar tempo para que as personagens se desvaneçam e para que a história se cristalize na minha memória, para então sim, poder transmitir o que senti e achei da leitura.

Este livro foi uma completa surpresa para mim. Não conhecia a obra de Luz Gabás, e agora que conheço, não vou deixar escapar o anterior livro dela (Palmeiras na Neve). Gabás sabe escrever muitíssimo bem, cativando o leitor a entrar história adentro mergulhando nos sons, cheiros e visões de um outro lugar, de uma outra época. Ela conta-nos uma história dentro de outra história, estando ambas conectadas, pelo que ao resolver mistério de uma, também o nevoeiro da outra se dissipa.

Gostei imenso das personagens que a autora criou. A Brianda dos nossos dias poderia muito bem ser uma amiga com um nome interessante e uma história de família desconhecida ainda mais interessante. A Brianda do passado é uma personagem fortíssima, que inspira admiração e cujo percurso é uma delícia desbravar.

Na narrativa misturam-se diversos temas: esoterismo, história, romance… e a ação desenrola-se num lugar absolutamente mágico, Tiles, em Espanha, que apesar de não existir, foi inspirado numa região deveras mágica junto aos Pirenéus espanhóis.


E na realidade, há uma história verídica na qual a autora se inspirou para escrever este livro. Não há mitos anos um pároco de uma localidade espanhola aragonesa, Laspaúles, encontrou alguns documentos escondidos na torre da sua igreja. Esses documentos datavam de 1592 e falavam de um evento que havia sido esquecido pela História. Um grupo de mais de vinte mulheres foram julgadas e enforcadas como sendo bruxas, embora não tenha sido a Inquisição a levar a cabo esse processo, mas sim a sociedade civil. É claro que se deixarmos a imaginação à solta, milhentas histórias poderiam surgir desse facto. Foi exatamente o que fez Luz Gabás. E o resultado está à vista. Um livro riquíssimo que me deu imenso prazer ler.
Recomendo.

0 comentários:

ALGUNS DOS TÍTULOS QUE MAIS ME AGRADARAM NOS ÚLTIMOS TEMPOS

ALGUNS DOS TÍTULOS QUE MAIS ME AGRADARAM NOS ÚLTIMOS TEMPOS

Um dos melhores do ano!

Os Testamentos - a sequela de A História de uma Serva

Os Testamentos - a sequela de A História de uma Serva
Leu o livro? Viu a série? O que espera para ler a sequela? Um final surpreendente para Gilead, e uma obra incrível vencedora bem merecida do Booker Prize.

Uma leitura obrigatória!

Uma leitura obrigatória!
“Moyes dá vida a um pedaço da história muitas vezes esquecido. (…) Uma carta de amor ao poder dos livros e da amizade.” Kirkus Review

Uma leitura imprescindível!

Leia o livro e depois veja o filme. Uma história verídica a não perder.

O clube de leitura do meu coração.

 

ASA

Quinta Essência

Planeta

Porto Editora

Bertrand

Lua de Papel

Cultura Editora

Oficina do Livro

Editorial Presença

Jacarandá

D. Quixote

Marcador

Clube do Autor

Livros d'Hoje

Casa das Letras

Suma de Letras

Vogais

Saída de Emergência

Círculo de Leitores

Esfera dos Livros

TopSeller

Objetiva

Visualizações de página na última semana

Copyright 2005-2019 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)