Bem, este livro de contos tem o mais correto título para descrever o seu autor - Contador de Histórias. Jeffrey Archer conta-nos pequenas histórias, sempre com princípio, meio e fim (o que é extremamente importante num conto!). Histórias simples, mas simultaneamente algo rebuscadas, o que nos coloca logo de alerta à espera do que vai sair dali. Logo de início, com as primeiras frases, o autor capta a nossa atenção e leva-nos exatamente para onde ele quer que vamos. As personagens são pessoas vulgares com um quê de extraordinário. Não poderiam ser mais bem desenhadas. Queremos acreditar que são reais. Que a história é real. No entanto, a cereja no topo do bolo é o final. Absolutamente surpreendentes.
Há muito tempo que um autor não mexia comigo desta forma. Apetece-me contar as histórias a toda a gente! Comentar os pormenores e claro, apreciar o deslumbramento dos outros quando lhes conto os finais. Não o faço, é claro. Mas recomendo-vos este autor e espero que o leiam e se sintam tão conquistados como eu.
Para mim, o Contador de Histórias foi um excelente cartão de visita para este autor. Agora tenho de explorar as suas publicações e decidir por qual quero começar a minha aventura literária com Jeffrey Archer - o verdadeiro contador de histórias.