"O Coro de Mulheres de Chilbury" de Jennifer Ryan (OPINIÃO)

Este foi um livro que me preencheu as medidas! :)
✅ Adoro histórias que se passem durante a Segunda Guerra Mundial, sendo que Inglaterra é o meu cenário favorito.
Esta história relata a vida na pequena vila de Chilbury em Inglaterra, que apesar de não ser real, é inspirada numa vila chamada Chilham, no condado de Kent, não muito longe de Londres e ainda mais perto da costa.

✅ Aprender mais um ou outro pormenor sobre a vida das pessoas nessa época, é um bónus maravilhoso.
E este livro está escrito de uma forma impressionante. Não só é baseado em factos verídicos, como em relatos verídicos. Sabiam que havia uma organização em Inglaterra, durante a guerra, que incentivava as pessoas a manterem diários sobre o seu dia-a-dia? A Mass Observation tinha como objetivo registar a vida do/a inglês/inglesa comum para registo futuro. Muitas das histórias que lemos hoje em dia, referentes a essa época, surgem exatamente da consulta desses documentos (cartas, diários, fotografias, etc).


✅ Um pouco de romance e um pouco de mistério numa história, são como cerejas no topo do bolo.
E romance não falta aqui! Apesar de não ser propriamente uma história de amor, porque não o é, tem presentes alguns elementos que farão palpitar o coração das leitoras mais românticas. Eu inclusive! ;)

✅No entanto, para mim, a verdadeira cereja no topo do bolo foi a música. É claro que um livro com o título "O Coro de Mulheres de Chilbury", tinha de ter algo relacionado com música. E tem. Revi-me em imensas situações, pois já fiz parte de alguns coros, e estou desconfiada que a autora também esteve envolvida em algum, ou então teve alguém que lhe descreveu muito bem a sensação. É que descreve todos os pormenores tão bem! É sempre maravilhoso lermos algo com que nos identificamos tão plenamente. As escolhas musicais, a forma como as coralistas eram dirigidas, o que sentiam, a forma como a música fluía, está descrito na perfeição. Adorei.

✅ Descobrir um pouco mais sobre o papel da mulher na sociedade ao longo dos tempos. E realmente, uma das épocas em que mais se alterou o papel das mulheres na sociedade, foi exatamente esta, durante a II Guerra Mundial, quando tiveram de substituir os homens que seguiam para a guerra.
E como a ação se desenrola numa vila pequena, essas alterações são bem mais notórias. Fantástico!


Em suma, este é verdadeiramente um livro precioso. Não só nos exalta, enquanto mulheres, como nos mostra como uma comunidade, consegue sobreviver, unindo-se. Adorei. Os meus parabéns a Jennifer Ryan. E que venham mais livros do género!


Em www.bertrand.pt

O clube de leitura do meu coração.

 
Copyright 2005-2024 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)