"A Agenda Vermelha" de Sofia Lundberg (OPINIÃO)

A minha história com este livro foi engraçada. Quando o vi (na Wook) nem lhe passei cartuxo. Achei que era mais um daqueles livros aos quais apelido "de bolinha vermelha", e cuja leitura não aprecio mesmo nada. Vá, têm de concordar comigo, tem todo o estilo... Mas acontece que alguém mo fez chegar às mãos, e assim que o vi, ao vivo e a cores, fiquei encantada. A edição é num tamanho mais pequeno do que o habitual, com os cantos da capa e contra capa arredondados, tal como se fosse uma verdadeira agenda telefónica, que antigamente, antes desta era digital, tanto se usavam. Bem, para além disso vinha acompanhado de uma carta da autora, explicando resumidamente de como imaginou esta história, com base na história da sua própria avó. Fiquei logo cativada. E agradeço a quem mo ofereceu, pois é uma verdadeira pérola que vou querer manter na estante para daqui a uns anos reler.

O mote é simples: uma idosa de 96 anos que ainda vive sozinha, embora com acompanhamento de um serviço social, tem passado os últimos tempo a recordar e a escrever, numa pequena agenda, histórias da sua vida. E que vida!! Ela viveu em Estocolmo, onde trabalhou como criada na casa de uma mecenas de diversos artistas, entre eles Gösta Adrian-Nilsson, que por curiosidade era tio avô da autora deste livro. Depois, com a sua senhora, rumou a Paris onde foi "encontrada" por um dos grandes nomes da moda e com quem iniciou a sua carreira de modelo. E tudo isto numa altura onde o nazismo começava a dar sinais de vida.

O relato vai saltitando entre o presente e o passado, e aos poucos vamos conhecendo a vida de Doris e sua visão de uma Europa à beira de entrar na Guerra. Simultaneamente, conhecemos também a sua frágil atualidade, que Doris não quer abandonar até conseguir passar o testemunho do que viveu à sua sobrinha-neta, com quem tem um contacto diário via Skype.

Este pequeno livro revelou-se numa história maravilhosa, sobre a vida e os vários tipos de amor que a preenchem. Um verdadeiro conto agridoce repleto de pequenas pérolas de sabedoria, que nos recorda o quão importante é a passagem de testemunho entre gerações. Com o passado, descobrimos mais sobre o presente, e aprendemos a lidar com o futuro.

Adorei. E recomendo. É uma excelente ideia para prenda deste Natal que se aproxima.


Em www.bertrand.pt

O clube de leitura do meu coração.

 
Copyright 2005-2024 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)