"Suite 405" de Sveva Casati Modignani (OPINÃO)

Sveva é um daqueles autores que não consigo deixar de ler. Apesar de já há algum tempo os seus livros me saberem a pouco, apesar de saber que a fórmula que ela utiliza é quase sempre a mesma, na hora que sai mais um, eu continuo a querer lê-lo. A verdade é que sei que vou encontrar uma história com pés e cabeça, passada em Itália, país que me fascina, com personagens italianas, por norma mulheres com um carácter forte e determinado, que ultrapassam as dificuldades que a vida lhes coloca no caminho.

Uma das coisas que mais aprecio nos seus livros, e em que Sveva é exímia, são os saltos temporais. Ela recua até ao passado de uma personagem, por vezes infância ou adolescência, e conta-nos a sua história até ao presente. Desta forma certifica-se que o leitor compreenda porque a personagem é como é. E isso, meus caros amigos, muitas vezes é a verdadeira história.

Neste Suite 405, Sveva apresenta-nos a história de Lamberto Rissotto e Giovanni Rancati, dois homens fortes em dois campos opostos. Um é um conde e industrial de sucesso, e o outro um sindicalista de topo. Se bem que a autora aborde o tema da classe operária e nos mostre os problemas do ponto de vista dos trabalhadores, fá-lo de uma forma superficial, pois a gema desta história são as mulheres por trás desses dois homens, Armanda e Bruna. Não há dúvida, com esta autora as mulheres são sempre as heroínas. 

É uma leitura sem surpresas, calma mas simultaneamente cativante. Gosto muito da forma como Sveva consegue entrelaçar a vida das personagens, criando uma história bonita e fácil de ler. Se infelizmente já não podemos contar com as maravilhosas sagas familiares, que ela escrevia em conjunto com o seu marido, sei sempre que vou encontrar uma bela história que me vai distrair da realidade durante algum tempo. Gostei.

0 comentários:

ALGUNS DOS TÍTULOS QUE MAIS ME AGRADARAM NOS ÚLTIMOS TEMPOS

ALGUNS DOS TÍTULOS QUE MAIS ME AGRADARAM NOS ÚLTIMOS TEMPOS

Um dos melhores do ano!

Os Testamentos - a sequela de A História de uma Serva

Os Testamentos - a sequela de A História de uma Serva
Leu o livro? Viu a série? O que espera para ler a sequela? Um final surpreendente para Gilead, e uma obra incrível vencedora bem merecida do Booker Prize.

Uma leitura obrigatória!

Uma leitura obrigatória!
“Moyes dá vida a um pedaço da história muitas vezes esquecido. (…) Uma carta de amor ao poder dos livros e da amizade.” Kirkus Review

Uma leitura imprescindível!

Leia o livro e depois veja o filme. Uma história verídica a não perder.

O clube de leitura do meu coração.

 

ASA

Quinta Essência

Planeta

Porto Editora

Bertrand

Lua de Papel

Cultura Editora

Oficina do Livro

Editorial Presença

Jacarandá

D. Quixote

Marcador

Clube do Autor

Livros d'Hoje

Casa das Letras

Suma de Letras

Vogais

Saída de Emergência

Círculo de Leitores

Esfera dos Livros

TopSeller

Objetiva

Visualizações de página na última semana

Copyright 2005-2019 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)