OPINIÃO: "A Elizabeth Desapareceu" de Emma Healey

Esta leitura foi uma das minhas tentativas de ler durante o confinamento social. Na realidade, a única que correu bem.

Bem, tinha este livro em estante há já alguns anos. Comprei-o numa promoção da Wook não só porque tinha ouvido falar muito bem dele, como porque o tema é muito chegado ao meu coração.
Podem espreitar a sinopse aqui.

Não é um livro fácil, nem simples. Mas é fenomenal. A autora consegue contar-nos a história apesar da personagem principal sofrer da doença de Alzheimer num estado algo avançado. Digo apesar, pois é exactamente através da complicada mente de Maud que vamos sabendo do que se passa na sua vida, e tentando descobrir não só o que aconteceu à sua amiga Elizabeth, como principalmente o que aconteceu à sua irmã, numa época imediatamente a seguir ao fim da Segunda Grande Guerra.

Como é infelizmente característica desta doença, Maud vai baralhando as épocas, trazendo para o presente aquilo que ficou no passado. E, na verdade, o mistério que a acompanha ao longo da narrativa, e que ela apregoa a quem a quiser ouvir, não é no fundo o que a preocupa. Talvez o verdadeiro mistério esteja no seu passado enquanto menina.

É uma história fascinante, mas simultaneamente triste, pois acompanhamos passo a passo esta querida octagenária enquanto perde a sua memória. Escrito num tom melancolicamente doce, é uma história que não vou facilmente esquecer. Pelo menos até o maldito alemão me apanhar!
Em www.bertrand.pt

O clube de leitura do meu coração.

 
Copyright 2005-2024 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)