Opinião: "Destino - Uma História Italiana" de Raffaella Romagnolo

Este é um livro brutal, não posso negá-lo, uma história possante, cheia de referências históricas habilmente misturadas com a história de uma comunidade em Itália, e de uma família de imigrantes nos Estados Unidos da América. No entanto, não foi uma leitura que me tenha conquistado por completo.

Senti que a história era composta por várias histórias, e à medida que ia lendo e me sentia envolvida no desenrolar do fio, de repente ele era cortado, e eu era levada para outra época, e outro lugar. Acabei por não conseguir entender a história como um todo, embora agora vos seja capaz de contar a história de Giulia Masca e da sua família e amigos, cujos laços se apertaram e cortaram, para depois se voltarem a enlaçar. Quase como uma manta de retalhos, só no fim da leitura é que vemos o resultado.

Gostei no entanto do teor histórico, muito bem desenvolvido a nível dos acontecimentos na Itália do final da Segunda Guerra. Gostava que a autora também tivesse desenvolvido um pouco mais a parte dos italianos emigrantes nos EUA.

É um livro que talvez tenha de dar uma segunda oportunidade daqui a uns tempos. Muito provavelmente a minha opinião será diferente.


Em www.bertrand.pt

O clube de leitura do meu coração.

 
Copyright 2005-2024 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)