Opinião: "A Guardiã de Histórias" de Sally Page

Comecei a ler este livro a seguir a um daqueles que nos deixa de ressaca literária. Não estava a conseguir entrar na leitura nem a conseguir concentrar-me, por isso decidi colocá-lo em pausa.
Quantos livros por vezes nos escapam assim? E eu sabia que a história da guardiã de histórias era demasiado boa para a deixar fugir, e de facto, ainda bem que a pousei. Agora, duas ou três semanas depois, já refrescada e sem vestígios de ressacas literárias, voltei à carga e pude apreciar devidamente esta leitura.

Para além de uma capa lindíssima, este livro encerra umas quantas histórias maravilhosas, algumas delas verdadeiras e narradas com uma pureza refrescante. Adorei cada pedacinho de leitura. 

Mas a história principal é a da própria guardiã de história, pois como muito bem se menciona no livro:

"Todos temos uma história para contar"

Janice é uma simples empregada de limpeza, que de simples não tem nada. O seu hobbie mais querido é coleccionar histórias. Não se lembra de como iniciou esta coleção. Apenas sabe que um dia percebeu que as pessoas lhe contavam as suas histórias de livre e espontânea vontade, e essa tornou-se uma das regras da coleção.

Provavelmente como muitos de nós, Janice vai-se apercebendo ao longo do tempo, que de forma a avançar com a vida, também ela tem a necessidade de contar a sua história. E aos poucos, por entre as histórias dos outros, ela o vai fazendo.

Adorei este livro. No entanto, acho que a narrativa podia ter sido mais bem explorada. Senti-a demasiado superficial. Julgo que a autora pode ser perdoada por isto, já que este é o seu romance de estreia. Mas não duvidem que o recomendo, pois recomendo! É uma leitura leve e deliciosa. Perfeita para intercalar leituras mais pesadas.

Em www.bertrand.pt

O clube de leitura do meu coração.

 
Copyright 2005-2024 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)