"O Toque de Midas" de Colleen McCullough

O primeiro livro que li desta autora foi em 2006 (foi o último livro desse ano), chamava-se "A Casa dos Anjos" e encantou-me. Por incrível que pareça, pois isto não me costuma acontecer, esqueci-me desta autora até me começar a cruzar novamente com o seu nome no princípio deste ano. Inscrevi-me num ring do Bookcrossing e eis que a redescubro! :)

Adorei a forma como escreve, como nos envolve nos sentimentos de cada personagem, como nos cativa a continuar e como nos apresenta factos históricos, como por exemplo o nascimento e o crescimento da sociedade australiana.

Graças a este livrinho, viajei até a uma América no seu começo, peneirei ouro lado a lado com Alexandre, passeei pelo Oriente e assentei arraiais numa cidade Australiana, tão real quanto possível, junto com as suas duas mulheres, que me encantaram pelas suas diferenças e afinidades.
Adorei o espírito de Ruby e a calma de Elizabeth, admirei a inteligência e teimosia de Nell, embeveci-me com o misterioso Lee.
Alexandre, é um também um personagem que não vou esquecer com facilidade, pois apesar de tudo foi um dos que mais admirei.
Foi com muita pena, que ao folhear a última página, tive de fechar o livro dizendo adeus a todos os personagens que me fizeram companhia nestes últimos dias e que adorei conhecer.
Um livro, excelente, sem dúvida nota 5*!
Este é daqueles que terei de adquirir para a minha estante.

Sinopse:
No centro do romance está Alexander Kinross, lembrado na sua Escócia natal como um pobre jovem aprendiz de caldeireiro. Mas quando, anos mais tarde, escreve da Austrália a avisar que a noiva pode ir ter com ele, os seus parentes rapidamente se apercebem que fez fortuna com o ouro. Chegada a Sidney depois de uma difícil viagem, Elizabeth Drummond, de 16 anos, encontra-se com o seu futuro marido e descobre, para sua infelicidade, que ele a assusta e repugna. Sem outra hipótese, casa com ele e fica relegada numa quinta algures no imenso campo australiano. Isolada na enorme casa, sem outra companhia que os empregados chineses, Elizabeth descobre que a intimidade do casamento não serve de incentivo para que o marido lhe fale do seu passado - nem mesmo do seu presente. Nem sequer faz ideia que ele mantém uma amante, a sensual e extrovertida Ruby Costevan, a quem deu sociedade na sua empresa, rapidamente alargando os seus interesses para lá do ouro. Cativado pelas diferentes personalidades da esposa e da amante, Alexander decide manter ambas as mulheres. Elizabeth dá-lhe duas filhas: a brilhante Nell, muito parecida com ele, e a bela Anna, que irá colocar o pai numa situação com a qual, pela primeira vez ele não saberá como lidar. Motivado pelo desejo de ter um varão, Alexander vira-se para o filho de Ruby, como possivel herdeiro do seu império.



As histórias das vidas de Ruby, Elizabeth e Alexander são intercaladas com uma serie de outras ricas personagens, e depois de muitas reviravoltas, chegam a um supreendente e chocante clímax.
Em www.bertrand.pt

O clube de leitura do meu coração.

 
Copyright 2005-2024 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)