"As Flores do Templo" de Rani Manicka

Sinopse:
Após a morte da mãe, as jovens e belas gémeas Nutan e Zeenat vêem-se forçadas a abandonar a paradisíaca ilha de Bali e a protecção da sua avó, uma grande especialista em magia, tradições e lendas, para se instalarem em Londres, onde tentam ganhar a vida trabalhando num café.
Aí conhecem Ricky, um jovem sedutor siciliano que lhes abre as portas do Templo da Aranha, um local decadente e excessivo que mudará para sempre as suas vidas.
Um pintor, a amante de um milionário, uma prostituta e um cabeleireiro de sucesso, todos eles habitantes deste romance, acompanham as duas irmãs nesta aventura carregada de sentimentos, que percorre a frágil fronteira entre a vida e a morte, a corrupção e a inocência.

A minha opinião:
A ASA descreve este novo romance de Rani Manicka como "um romance inquietante com um início mágico e um final maldito". Não está muito longe da verdade.
É sem dúvida inquientante, quase tenebroso e embora tenha um começo cheio de magia, quando nos são apresentadas as gémeas balinesas, desde cedo se percebe que esta história não vai conseguir superar a qualidade do primeiro romance desta autora, "A Guardiã dos Sonhos". Bem pelo contrário, é de certa forma uma desilusão para quem tanto gostou desse outro livro.

Essa desilusão começa quando nos apercebemos que a acção se desenrola não em Bali, mas em Londres. Uma Londres negra e deprimente, que envolve as gémeas numa espiral de destruição e as atira para um mundo de degradação, drogas, sexo e mais drogas.
A meio do livro já me sentia farta e agoniada de tanta decandência, sem uma nota verdadeiramente positiva. Tornou-se numa leitura pesada e tive de me obrigar a continuar pois não queria deixar este livro a meio.

Tenho como lema que é sempre necessário tentar retirar algo bom de todas as situações, pelo que termino considerando que este é um bom livro para quem necessita de abrir os olhos relativamente às drogas e à destruição que acarretam (um pouco como o livro Christianne F., que li quando era jovem).
E sim, também se pode dizer que há uma pequena nota de esperança para três daquelas pessoas que conseguiram fugir à teia da aranha.
De resto, não me parece que valha assim tanto a pena a leitura.

Fico sem saber o que pensar sobre esta autora.
Tenho de tirar as dúvidas no seu próximo romance, já editado em inglês com o título "The Japanese Lover".

Obrigada querida Kittycatss por este empréstimo!
Em www.bertrand.pt

O clube de leitura do meu coração.

 
Copyright 2005-2024 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)