"A Virgem das Amêndoas" de Marina Fiorato

A minha opinião:
Tenho a mania que não gosto de romances históricos… mas a cada livro do género que despacho, provo a mim própria o quão errada estou.
Este é um livro perfeito, perfeito!
Nem sei por onde começar esta crítica… Sinto que tudo o que possa dizer é insuficiente para demonstrar o quão belo e rico é este livro.
Apenas posso citar que a base da história é verdadeira. Aliás, como a própria autora diz: “uma parte deste livro é verdadeira, outra não é”.

Bernardino Luini existiu e foi um dos discípulos de Leonardo da Vinci (há inclusive uma cena divertida que se passa no estúdio de Leonardo, enquanto este pinta um dos seus quadros mais famosos).
Coloquem este nome no google images e aparecer-vos-á diversos quadros e frescos pintados por este senhor, que chegou a ser conhecido como o “Rafael da Lombardia”. Vão reparar numa coisa interessante… em praticamente todos os seus trabalhos irão reconhecer uma mesma senhora, retratada de formas diferentes, ou melhor, assumindo personagens diferentes, mas sempre com os mesmos traços gerais que a denunciam.
Essa dama é o amor da vida de Bernardino e a segunda personagem principal desta história.
Simonetta di Saronno também existiu. Não como uma dama nobre mas como uma estalajadeira da vila de Saronno, e que foi, segundo a lenda, a musa inspiradora de Bernardino para criação da virgem da igreja do Santuário de Saronno (imagem acima em que a virgem ostenta um vestido azul, supostamente da cor dos olhos de Simonetta). Ela, em honra do seu amor por Bernardino dedicou-lhe a sua criação, o famoso Amaretto di Saronno (licor de amêndoas), que ainda hoje é comercializado por esse mundo fora.
Mas esta história vai muito mais além do que o romancear de uma lenda. O que aprendemos através da execução dos trabalhos de Luini no Monastero San Maurizio em Milão (anteriormente chamado Monastero Maggiore) é simplesmente maravilhoso.
Aprendemos também bastante sobre a posição dos judeus na época renascentista, o seu poder e simultaneamente o que sofriam, aprendemos sobre a forma como as pessoas se relacionavam e sobre o poder das multidões.
É sem dúvida um livro incrível que me apaixonou desde o primeiro momento!

Sinopse

Na Itália do século XVI, o jovem pintor Bernardino Luini, discípulo favorito do mestre Leonardo da Vinci, é encarregado de pintar um fresco religioso na igreja de Saronno, uma pequena localidade nas colinas da Lombardia. Ao entrar na igreja, a sua atenção é captada pela beleza e pela melancolia da jovem Simonetta, viúva de um poderoso senhor feudal morto em combate.
Sozinha e a ver a sua fortuna desaparecer até não restar nada mais a não ser as amendoeiras da sua villa, Simonetta acede a posar como modelo para Luini, que a imortalizará para sempre nos frescos da igreja como a Virgem di Saronno. À medida que o trabalho progride, artista e modelo apaixonam-se, selando o sentimento com um beijo que escandalizará a Igreja.
À genialidade com que Bernardino imortalizará a sua musa, Simonetta retribui com a criação da sua própria obra de arte: um licor especial fabricado com o fruto das suas amendoeiras. O licor ficará conhecido, até aos dias de hoje, como o famoso Amaretto di Saronno.
Contudo, antes de ambos completarem as suas obras, a relação é fortemente abalada por um acontecimento que porá em perigo aquele amor. E as suas vidas.
Uma inesquecível história de paixão e arte que se desenrola tendo como pano de fundo uma Itália Renascentista, onde a intriga, os escândalos, a guerra e a intolerância religiosa imperavam no dia-a-dia.

Pode começar a ler os primeiros capítulos aqui.

6 comentários:

Paula on 27/3/10 disse...

Oh Fernanda, fiquei deveras curiosa :)
Vou pesquisar e talvez adquirir o livro.
Abraço

marcia on 27/3/10 disse...

Fernanda, tenho este livro para ler e com a tua opinião fiquei mesmo emplogada!

Tanea on 28/3/10 disse...

Ai que bom que vou ter a oportunidade de ler este livrinho em breve :)

Fiquei mais curiosa ainda!

Stella on 28/3/10 disse...

Olá, Fernanda, o blog Dominus em parceria com a Loja do Altivo estará sorteando o livro O Último Trem Para Istambul de Ayse Kulin. Participe!
http://dominus-dominique.blogspot.com/2010/03/loja-do-altivo-dominus-enviam-o-ultimo.html

Um abraço pra ti!

Betita on 29/3/10 disse...

:) Beeeeeeeemmmmmmmmmm!!! Deve ser mesmo um livro maravilhoso.
Vou aguardar ansiosa o mês de Maio ;)
Beijo Grande Amiga

SolBarreto on 21/5/11 disse...

Estou lendo o livro e adorando quando estava a procura de imagens acabei encontrando seu blog e adorei...
Citei seu blog no meu, espero que nao se importe!

Gostei tanto deste livro!!

Gostei tanto deste livro!!

Mais um livro excecional!

A não perder!

Para os que gostam de thrillers...

Novo livro de Lesley Pearse!!

Um livro magistral!

Um livro magistral!
Neste livro, Jodi Picoult aborda temas como a raça, o privilégio, o preconceito, a injustiça e a compaixão.

O novo livro de Deborah Smith

Novo Thriller de Paula Hawkins

 

ASA

Quinta Essência

Planeta

Porto Editora

Bertrand

Lua de Papel

Chiado Editora

Oficina do Livro

Editorial Presença

Jacarandá

D. Quixote

Clube do Autor

Livros d'Hoje

Casa das Letras

Suma de Letras

Vogais

Saída de Emergência

Esfera dos Livros

TopSeller

Objetiva

Marcador

Visualizações de página na última semana

Copyright © 2005-2017 Blogger Template (Adapted by Fernanda Carvalho)