"Para Ti" de Luísa Castel-Branco

Já experimentaram ler um livro só pelo gosto de o ler?
Quando as frases que um autor debita soam a algo que possa ter saído da nossa alma, quando a delicadeza das palavras nos toca o coração, nessas alturas, sim, dá gosto ler e reler, até que as palavras se enrolem debaixo da nossa roupa e nos façam cócegas na pele.
Para mim, Luísa Castel-Branco é uma dessas autoras. Adorei os outros dois livros que li dela, embora "Alma e os Mistérios da Vida" me tenha conquistado bem mais, do que o "Não Digas a Ninguém".
Quem gosta de escrever normalmente fá-lo de uma forma automática. Quando se sente em baixo, quando se sente feliz, quando tem problemas, quando se encontra em dúvidas. Eu pelo menos sou assim. Para mim a escrita é uma óptima terapia. Ao que parece para a autora também. Neste livro “Para Ti” ela não nos conta uma história. Trata-se de um conjunto de textos que a Luísa Castel-Branco foi escrevendo ao longo da vida, cheios de significado, alguns com uma nota melancólica, outros com alegria, mas todos eles cheios de alma, de coração, pois é assim que ela escreve.
Este livro é ele todo uma pérola! Do princípio ao fim.

Deixo-vos aqui um dos textos, intitulado "É isto a vida". Lindo.

«O coração tem mil formas de se despedaçar, mas é como se tivesse só uma. Uma única. Porque a dor é a mesma e não muda, não se transforma. Quando sofremos, é como se o coração se partisse em mil bocados e se apartasse do nosso corpo ao mesmo tempo, deixando-nos sem ar, sem força para viver, sem nada.
As dores do amor, da desilusão, todas as dores do mundo acabam ali. Um aperto no peito e depois uma explosão. Uma e outra vez. Talvez a vida endureça o coração. Talvez Deus nos tenha dado a capacidade de sobreviver àquilo que muitas vezes parece impossível, só para percebermos que efectivamente podemos reconstruir-nos e levantarmo-nos de novo. O ser humano é capaz de coisas surpreendentes. E por vezes tão simples como continuar em frente, como voltar a amar e acreditar e jurar que é para sempre aquilo que é tão fugidio como areia entre os dedos.
A verdade é que ninguém nos preparou para a vida, e não seremos nós que o vamos fazer com os nossos filhos. Dizer o quê? Para quê? Não se pode defender ninguém da vida todo o tempo.
E depois quem nunca amou, quem nunca chorou e sofreu, nunca será um ser humano completo. Há um preço a pagar por todas as gargalhadas, pelo nascer de cada dia, o beijo trocado, a amizade nos momentos mais difíceis. Há a magia de estar vivo e aprender com todas as dores. É isto a vida.»

Sinopse:

Luísa Castel-Branco, jornalista e apresentadora de televisão, tornou-se reconhecida como escritora pela sua sensibilidade e profundo conhecimento das relações humanas. Uma mulher que revela na sua escrita uma grande riqueza interior e cultural, marcada ainda pela sinceridade das introspecções, e atenta contemplação do mundo, revelando um permanente deslumbre perante a vida e as pessoas que cruzam os nossos caminhos.

3 comentários:

Angelina Violante on 14/12/10 disse...

Eu também já li o livro "Alma e os Mistérios da Vida" e adorei, confesso que chorei muito ao lê-lo.
Quanto ao "Não digas a Ninguém", tenho-o aqui por ler.
Mas agora fiquei bastante curiosa com a tua opinião acerca deste novo livro, tenho de ver se há na biblioteca.

Beijinhos

Paulinha on 14/12/10 disse...

Olá Fernanda,
Luísa Castel-Branco ainda não li nenhum livro mas já tenho dois debaixo de olho, nomeadamente Alma e os Mistérios da Vida e o livro que mencionaste Não digas a Ninguém.

Carla Correia on 14/12/10 disse...

Olá,

já li e leio tudo o que a Luísa Castel-Branco escreve, "Alma e os Mistérios da Vida" foi um dos melhores livros que li na minha vida...
Na minha árvore de Natal esta embrulhado o "Para Ti" que fiz questão de oferecer a mim própria, só vou ler no dia de Natal mas tem sido muito dificil resistir... mas sei que o meu Natal vai ser fabuloso vou com toda a certeza ler um livro que vou amar...
Beijinhos

Mais um livro excecional!

A não perder!

Para os que gostam de thrillers...

Novo livro de Lesley Pearse!!

Um livro magistral!

Um livro magistral!
Neste livro, Jodi Picoult aborda temas como a raça, o privilégio, o preconceito, a injustiça e a compaixão.

O novo livro de Deborah Smith

Novo Thriller de Paula Hawkins

Uma história maravilhosa!

 

ASA

Quinta Essência

Planeta

Porto Editora

Bertrand

Lua de Papel

Chiado Editora

Oficina do Livro

Editorial Presença

Jacarandá

D. Quixote

Clube do Autor

Livros d'Hoje

Casa das Letras

Suma de Letras

Vogais

Saída de Emergência

Esfera dos Livros

TopSeller

Objetiva

Marcador

Visualizações de página na última semana

Copyright © 2005-2017 Blogger Template (Adapted by Fernanda Carvalho)