"Maria - A Verdadeira História da Mãe de Jesus" de Jacques Duquesne (Opinião)


Tive uma educação primária Católica, passando depois, após a Primeira Comunhão, para a Evangélica. Mais tarde, já em adulta, regressei à Igreja Católica, onde com alguma dificuldade tentei entender as diferenças que se me apresentavam para aquilo que sentia enraizado em mim desde os tempos da Escola Dominical. Ainda não tenho esta situação muito bem resolvida, por isso talvez arrisque dizer que a minha fé é ainda de aprendizagem.
É por isso natural em mim o querer saber mais. Foi essa a razão que me levou a ler este livro.

O autor, um jornalista e historiador francês, viu-se envolto em grande polémica e contestação aquando da publicação deste livro, visto que, como tantos escritores e estudiosos ao longo da história, questiona um dos dogmas mais sagrados da Igreja Católica: a virgindade eterna da mãe do Messias.

Confesso que esperava um pouco mais. Acreditei no título do livro, “Maria – A Verdadeira História da Mãe de Jesus”, e contava aprender sobre a vida desta jovem que Deus escolheu para mãe do seu Filho. 
Mas, na verdade, e tal como o autor diz “as fontes são exíguas”. Para além de todos os séculos de estudos e opiniões, só conseguiremos entender verdadeiramente Maria, por aquilo que possamos depreender de alguns textos biblícos e outras referências da época.
Este livro apresenta-nos a história de Maria, mas sobre como ela se transformou na Maria que hoje conhecemos. Não a história da "jovem mulher judia - quase uma menina, vivendo num lugarejo perdido, que deu nascimento a Jesus. (...) que ela criou com José, dia após dia. Pelas suas palavras, os seus sorrisos, as suas censuras, de vez em quando, o seu ensino, o seu exemplo, em resumo tudo o que ela era."
Foi no entanto, uma leitura interessante e até apropriada para este mês de maio. ;)


Para mais informações sobre este livro espreitem aqui.
Em www.bertrand.pt

O clube de leitura do meu coração.

 
Copyright 2005-2024 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)