"Não nos Roubarão a Esperança" de Júlio Magalhães (Opinião)


Não sou grande fã de Júlio Magalhães, mas a verdade é que desde que li o livro “Um Amor em Tempos de Guerra” e logo a seguir "Longe do meu Coração" tenho perseguido as suas publicações. Agrada-me o facto das suas estórias terem sempre um enquadramento temporal que me apela – a época de Salazar e do pós-revolução.

No entanto, quis-me parecer que neste último romance o autor deu primazia à história romântica em detrimento do contexto histórico, que é na verdade, o que enriquece os seus livros.
Soube-me, por isso, a oco.

O tema, a Guerra Civil Espanhola, e principalmente a participação portuguesa na mesma, é sem dúvida um tema riquíssimo e daria pano para mangas. Achei que foi mal explorado e nem mesmo as histórias pessoais das personagens foram condignamente esmiuçadas, tendo autor optado pela repetição (por exemplo, é referido imensas vezes que a irmã de Pedro e Duarte, Teresa, assumiu o papel da mãe que morreu quando eram novos).

Enfim, pouco mais há a dizer. Apesar de ter sido uma leitura fácil e algo agradável, fica muito aquém do “Longe do meu Coração“ que me encantou. 

Para mais informações espreitar aqui.
Em www.bertrand.pt

O clube de leitura do meu coração.

 
Copyright 2005-2024 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)