"O Livro de Aron" de Jim Shepard (opinião)

Andei a adiar esta leitura durante algum tempo. Porquê? Simplesmente porque, apesar de ser um tema que gosto de aprofundar, tudo o que vem acontecendo por essa Europa fora me tem feito fugir para livros que me levem para longe da realidade. E “O Livro de Aron” fala-nos de uma época de horrores, que apesar de temporalmente longe, está ainda tão presente nos nossos corações.

De qualquer das formas, foi ontem que decidi pegar neste pequeno livro de 170 páginas. E li-o de uma assentada só.

Aron é um miúdo judeu que vive na Varsóvia de 1939. Pequeno para os seus 9 anos, Aron tem alguns problemas de aprendizagem, o que o leva a refugiar-se nas asneiras que faz. Ele é um verdadeiro desordeiro. De tal forma que a sua família a colocou-lhe a alcunha de Sh'maya (= Deus ouve), pois ao fazer disparates, eles avisavam-no de que Deus o estava a ouvir.

Mas é a voz de Aron que ouvimos ao ler esta história.
É pela sua mão que acompanhamos o isolamento e a separação a que são expostas as famílias judias da cidade de Varsóvia. É com ele e com a sua família que lutamos contra o tifo, que mata cada vez mais conhecidos; é com ele que tentamos fugir à praga dos piolhos, à falta de higiene, à falta de comida. Mas é aí, nesse Bairro Judeu, como ficou conhecido este gueto em Varsóvia, que a sua pequenez e malandrice se revelam como uma mais valia. Aron torna-se num contrabandista para poder ajudar a sua família a sobreviver. 


Similar a tantas outras histórias sobre o Gueto de Varsóvia, contadas na primeira pessoa ou não, verídicas ou inspiradas em personagens reais, é importante que se perceba que, para mim, esta não foi apenas mais uma história sobre este tópico tão difícil da Segunda Guerra Mundial. Esta é a história de Aron. E sim, depois de terminar o livro, é a voz de Aron que permanece em mim.

Um leitura difícil mas que recomendo sem hesitações.

Para mais informações podem visitar a página do livro no site da Editorial Presença » aqui.
Em www.bertrand.pt

O clube de leitura do meu coração.

 
Copyright 2005-2024 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)