A adorável capa deste pequeno livro é uma boa indicação do que nos reserva o seu interior. Pontuado por doces ilustrações da gatinha que conquistou o antigo professor Psiquiatria de uma universidade sueca, Nils Uddenberg, e a sua esposa, é sem dúvida um relato maravilhoso, de como aquele pequeno ser se introduziu na vida de um casal sénior, que nunca se tinham visto como "donos de um animal de estimação".
É encantador acompanhar o evoluir da sua relação com a Bichana (o nome que lhe deram), e como até se vêem "obrigados" a modificar os seus hábitos por forma a acolher condignamente essa gatinha na sua casa. Mas não foi só a casa que Nils abriu àquela peluda de quatro patas. Foi também o seu coração. E quando isso acontece, nós que amamos os animais sabemos, que nada volta a ser igual.
Como não podia deixar de o fazer, Nils aborda a questão não só emocionalmente, como o também faz utilizando a sua veia filosófica e psicológica. O resultado é uma verdadeira investigação sobre a vida interior da sua gata, e dos gatos na generalidade, bem como a natureza da sua relação com os seres humanos, desde o princípio dos tempos.
Adorei! Não só o equilíbrio entre as duas vertentes, a emocional e a psicológica, está perfeito, como me revi em muitas das revelações que Nils faz. Uma leitura tão enternecedora quanto esclarecedora. :)
Um livro perfeito para oferecer a quem gosta de gatos e outros animais de estimação, mas também, e talvez principalmente, a quem acha que não gosta!