"Ilhas de Paixão" de Miriam Hotchkiss (opinião)

Não sou grande aficionada por este género de literatura - livros com bolinha vermelha, como gosto de os apelidar. No entanto, foi-me lançado o desafio (pela tradutora, Ana Saragoça) e como boa amiga que sou, aceitei. Continuo a achar que dispensava certas passagens do livro, mas a verdade é que o seu conjunto até está muito equilibrado.

A história está muito bem construída e a escrita desta autora é uma verdadeira delicia. Nunca li nada dela, acho até que é o seu primeiro livro do género, mas acredito que deve ser uma pessoa muito divertida, já que consegui intuir o seu sentido de humor por entre as linhas do livro. Para ser honesta, até me diverti bastante. O humor sátiro que a autora utiliza em determinadas cenas e para descrever certas personagens é deveras hilariante. Soltei umas boas gargalhadas!

Depois há os locais. A primeira parte do livro passa-se na Inglaterra, numa pequena vila de província, e as descrições da autora facilmente nos transportam para aquele lugar e para aquela época. A surpresa foi o local escolhido para a segunda (e mais importante) parte do livro - os Açores. Acredito que a autora já esteve naqueles locais que tão bem descreve, de tal forma que, apesar da época ser diferente, nos levar sentir estar a respirar aquele maravilhoso e revigorante ar das ilhas portuguesas. 
Repararam como a capa é lindíssima, com a imagem da ilha do Pico ao fundo?

Sobre as personagens, há que dizê-lo, são um pouco estereotipadas, mas na realidade, não assim que deve ser numa sátira? De todas, a personagem mais encantadora, que não poderia deixar de o ser, é Emily. Ela é a personagem mais trabalhada, mais rica, no sentido de que partilha com o leitor os seus pensamentos, as suas ideias, as suas convicções. A meu ver deveria transparecer ter um temperamento mais resoluto, pois fica a parecer que se não tivesse tido a ajuda certa, ela não conseguiria romper com o destino que lhe era certo. Mas, felizmente, a sua estrela da sorte interveio e Emily conseguiu embarcar numa aventura rumo à liberdade. Claro que, se retirássemos algumas das cenas com bolinha vermelha, deixaria de ser uma história sobre a libertação sexual de uma jovem vitoriana e passaria a ser uma história num tom mais feminista, sobre a libertação de uma mulher contra os preconceitos e amarras da sociedade inglesa do século XIX. 
Acho até que Emily deixou as portas abertas para uma segunda aventura. Gostava muito de continuar a acompanhar a sua viagem até ao Canal do Suez... Esperemos que a autora também seja dessa opinião. 😉
 
No geral posso dizer que foi uma leitura que me surpreendeu imenso, pela positiva! Uma história leve, divertida e com imensas surpresas, já para não falar das cenas mais calientes.

Uma boa leitura para o verão que se aproxima! 
Recomendo.
Em www.bertrand.pt

O clube de leitura do meu coração.

 
Copyright 2005-2024 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)