"Terra de Espíritos" de Jodi Picoult (opinião)

Demorei uma semana a digerir esta leitura. Sim, Jodi Picoult costuma a escrever livros de digestão lenta... muito lenta. Há que interiorizar a história, entender as personagens e por fim saborear mais um excelente livro, como ela já nos habituou.

O "Terra de Espíritos" sai um pouquinho fora do normal. Não que a autora não tenha abordado o misticismo do tema fantasmagórico anteriormente, mas talvez não o tenha feito de forma tão veemente. O livro já tem uns anitos mas não deixa de ser atual, só que, para quem está habituado a ler todos os livros dela, este, confesso, destoa um bocado dos últimos.

O tema principal que está escondido por baixo da superfície é um dos acontecimentos negros da história da América - o projeto Eugenia. Já tive a oportunidade de ler sobre este tema e foi bastante interessante vê-lo desenvolvido desta forma. A par e passo com o projeto Eugenia temos então os ditos fantasmas e um mistério com mais de 70 anos.

As personagens estão desenvolvidas de uma forma magnífica. Desde Ross Wakeman, que tenta reconetar-se com a sua falecida noiva, à sua irmã, Shelby, que tenta proporcionar ao seu filho que sofre de uma doença genética que o torna alérgico ao sol, uma vida o mais normal possível, e um polícia que tenta sobreviver a um desgosto de amor... Jodi alterna o presente com o passado e aí as personagens são ainda mais extraordinárias, sendo que a história que elas contam contribuem para a resolução dos mistérios no presente. Absolutamente fabuloso!!

A história está muito bem conseguida, mas não se enganem, é um livro que exige do leitor um certo nível de paciência e atenção. O número de personagens (reais ou não) é grande o que nos leva a sentirmo-nos algo baralhados... mas com calma e perseverança avançamos rumo à solução. É como se tivéssemos em mão um puzzle impossível de 5.000 peças. Até um determinado ponto parece que nunca vamos conseguir entender a imagem que está escondida, mas a partir de uma determinada altura, não só a conseguimos visualizar na nossa mente, como a vamos completando peça a peça.

Foi uma leitura um pouco difícil, mas que nem por isso deixou de me agradar sobejamente.
Recomendo! :)
Em www.bertrand.pt

O clube de leitura do meu coração.

 
Copyright 2005-2024 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)