"A Filha do Mercador de Seda" de Dinah Jefferies (OPINIÃO)

Por vezes precisamos de uma lufada de ar fresco nas nossas vidas, e nessas alturas não há como embarcar numa viagem rumo a terras desconhecidas. “A Filha do Mercador de Seda” pareceu-me uma boa aposta. E não me desiludi. 😊

O enredo é fascinante. A autora apresenta-nos a história de uma família francesa durante um período conturbado na Indochina francesa, mesmo no início dos anos 50, quando o Cambodja lutava pela independência dos franceses que obteve em 1953.

Nicole é uma jovem mestiça, filha de pai francês e de mãe vietnamita que morreu ao dar à luz. Nicole herdou os traços vietnamitas da mãe, ao passo que a sua irmã mais velha, Sylvie, herdou os franceses do pai. Toda a história é-nos contada pela perspetiva da jovem Nicole, que se sente um pouco baralhada relativamente à sua identidade. Por um lado, está cada vez mais atraída por aquela terra e aquele povo que sente como seus, por outro, ama profundamente a sua família, embora a façam sentir cada vez mais abandonada. A relação com o pai não é fácil e com a irmã sempre foi conturbada. E mesmo a condizer com o que se passa no interior de Nicole, a terra que considera como sua está igualmente a passar por tempos difíceis. O povo, farto do domínio francês, começa a juntar-se aos rebeldes e a guerra afinal não está tão longe quanto aparentava. Nicole terá de fazer várias escolhas ao longo desta narrativa e nem todas serão as mais acertadas.

A escrita da autora proporciona uma leitura deveras cativante. Quase conseguimos captar os aromas dos locais descritos, apreciar as cores das flores e da natureza, assim como sentir o toque da seda nas nossas mãos. Dinah Jeffries é sem dúvida uma excelente contadora de histórias e “A Filha do Mercador de Seda” revelou-se um livro encantador que me conquistou e que recomendo. Uma viagem maravilhosa por uma terra que não conhecia e que tanto tem para partilhar.

0 comentários:

Este livro traumatizou-me! Mas estou à espera do segundo. ;)

Um livro maravilhoso, cujas personagens me marcaram.

Um livro fora de série! Fenomenal. :)

Um livro magistral! Para mim, o melhor de 2017!

Uma leitura magnífica.

 

ASA

Quinta Essência

Planeta

Porto Editora

Bertrand

Lua de Papel

Cultura Editora

Oficina do Livro

Editorial Presença

Jacarandá

D. Quixote

Clube do Autor

Livros d'Hoje

Casa das Letras

Suma de Letras

Vogais

Saída de Emergência

Esfera dos Livros

TopSeller

Objetiva

Marcador

Visualizações de página na última semana

Copyright © 2005-2017 Blogger Template (Adapted by Fernanda Carvalho)