A história é-nos contada de três diferentes perspectivas: a de uma inglesa, a de uma americana e a de uma alemã, sendo que as três mulheres vão em busca de notícias ou de tentar descobrir uma campa dos seus entes queridos para lhes prestar homenagem e se despedir. No caso da inglesa, o marido, no da americana, o irmão e no da alemã, o filho.
As peripécias pelas quais têm de passar para atingir os seus objetivos são deveras complicadas pois tudo é difícil numa terra que foi fustigada pela guerra. Não obstante, a bondade e o altruísmo são sentimentos que estão muito à flor da pele, pelo que tudo se torna um pouco mais fácil.
É um livro interessante pois descobri coisas que não fazia a mínima ideia. Por exemplo, agências como a Thomas Cook em Inglaterra, organizavam viagens, a que preferiam chamar de "peregrinações", aos campos de batalha em França proporcionado uma espécie de conclusão para o luto daqueles que perderam alguém sem saberem bem onde - foram muitos os desaparecidos em combate. O engraçado da situação, que não tem graça nenhuma, é que essas ditas viagens, embora algo soturnas, ajudaram realmente muitas pessoas, incluindo os próprios habitantes dessas zonas pois acabavam por dinamizar a economia local.
Foi uma leitura que muito me agradou e recomendo a quem gosta de aprender através de histórias bem escritas e que nos tocam o coração. :) Gostei mesmo muito!
Podem consultar mais sobre este livro nas páginas da TopSeller » aqui.