"No Amor e Na Guerra" de Liz Trenow (OPINIÃO)

Não sou grande fã da Primeira Guerra Mundial. Acho que a Segunda foi bem mais interessante, do ponto de vista de tema para livros, claro! No entanto, achei que este livro tinha um certo interesse histórico pois localizava-se temporalmente no pós-Primeira Guerra e eu gosto sempre de tentar perceber o que aconteceu no depois. Não me enganei. Foi realmente uma excelente forma para perceber como os países e as pessoas lidaram com o rescaldo dessa guerra.

A história é-nos contada de três diferentes perspectivas: a de uma inglesa, a de uma americana e a de uma alemã, sendo que as três mulheres vão em busca de notícias ou de tentar descobrir uma campa dos seus entes queridos para lhes prestar homenagem e se despedir. No caso da inglesa, o marido, no da americana, o irmão e no da alemã, o filho.

As peripécias pelas quais têm de passar para atingir os seus objetivos são deveras complicadas pois tudo é difícil numa terra que foi fustigada pela guerra. Não obstante, a bondade e o altruísmo são sentimentos que estão muito à flor da pele, pelo que tudo se torna um pouco mais fácil.

É um livro interessante pois descobri coisas que não fazia a mínima ideia. Por exemplo, agências como a Thomas Cook em Inglaterra, organizavam viagens, a que preferiam chamar de "peregrinações", aos campos de batalha em França proporcionado uma espécie de conclusão para o luto daqueles que perderam alguém sem saberem bem onde - foram muitos os desaparecidos em combate. O engraçado da situação, que não tem graça nenhuma, é que essas ditas viagens, embora algo soturnas, ajudaram realmente muitas pessoas, incluindo os próprios habitantes dessas zonas pois acabavam por dinamizar a economia local.

Foi uma leitura que muito me agradou e recomendo a quem gosta de aprender através de histórias bem escritas e que nos tocam o coração. :) Gostei mesmo muito!

Podem consultar mais sobre este livro nas páginas da TopSeller » aqui.

0 comentários:

ALGUNS DOS TÍTULOS QUE MAIS ME AGRADARAM NOS ÚLTIMOS TEMPOS

ALGUNS DOS TÍTULOS QUE MAIS ME AGRADARAM NOS ÚLTIMOS TEMPOS

Um dos melhores do ano!

Os Testamentos - a sequela de A História de uma Serva

Os Testamentos - a sequela de A História de uma Serva
Leu o livro? Viu a série? O que espera para ler a sequela? Um final surpreendente para Gilead, e uma obra incrível vencedora bem merecida do Booker Prize.

Uma leitura obrigatória!

Uma leitura obrigatória!
“Moyes dá vida a um pedaço da história muitas vezes esquecido. (…) Uma carta de amor ao poder dos livros e da amizade.” Kirkus Review

Uma leitura imprescindível!

Leia o livro e depois veja o filme. Uma história verídica a não perder.

O clube de leitura do meu coração.

 

ASA

Quinta Essência

Planeta

Porto Editora

Bertrand

Lua de Papel

Cultura Editora

Oficina do Livro

Editorial Presença

Jacarandá

D. Quixote

Marcador

Clube do Autor

Livros d'Hoje

Casa das Letras

Suma de Letras

Vogais

Saída de Emergência

Círculo de Leitores

Esfera dos Livros

TopSeller

Objetiva

Visualizações de página na última semana

Copyright 2005-2019 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)