Opinião: "Filho da Mãe" de Hugo Gonçalves

A imagem pode conter: 1 pessoa, texto que diz "HUGO GONCALVES «Quando a minha mãe FILHO morreu, não anulou apenas o futuro que teríamos juntos, DA MAE eliminou também o meu acesso a tudo o que que ela tinha sido até então.» Hugo Gonçalves in FILHO DA MÃE Penguin COMPANHIA Random House DASLETRAS ETRAS Grupo ditorial"

"Filho da Mãe" é um romance autobiográfico em que o autor aborda a perda da sua mãe aos 8 anos. Numa narrativa ora literária, ora poética, Hugo Gonçalves atinge, a meu ver, os seus objetivos: ficar a conhecer um pouco melhor a sua mãe e simultaneamente tentar perceber no passado a explicação para o seu percurso de vida.

É uma leitura interessante do ponto de vista psicológico, mas acima de tudo é uma leitura lindíssima. Não é fácil escrever com alma, e Hugo Gonçalves fê-lo com a simplicidade de quem pega numa caneta e expõe o seu íntimo. Não há subterfúgios, nem equívocos. O que lemos é o que está no seu coração.

Julgo que foi precisa alguma coragem para o autor se expor assim, colocando-se à mercê de quem o lê, pois acredito que, acima de tudo, ele escreveu o livro para si próprio, como que uma auto análise. A delicadeza com que partilha os seus mais íntimos pensamentos e sentimentos, leva-me a crer que de alguma forma ele acreditou conseguir ajudar outros que sofram da mesma mágoa - perder um progenitor cedo demais.

E o resultado foi este livro. Um maravilhoso conto sobre um filho que perde uma mãe, sem nunca deixar de ser seu filho. Lindíssimo.

Em www.bertrand.pt

O clube de leitura do meu coração.

 
Copyright 2005-2024 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)