Opinião: "O Segredo da Livraria de Paris" de Lily Graham

Mais uma história do tempo da Segunda Guerra que fez o meu coração bater um bocadinho mais forte. Sugiro que acompanhem a leitura com uma caixinha de lenços de papel. ;)

Como em muitos livros do género, a ação passa-se em dois tempos: um, em plena Segunda Guerra Mundial, aquando da invasão de Paris pelos alemães; outro, duas décadas após o fim da guerra.

O local é o mesmo em ambas as épocas: uma livraria encantadora situada no centro de Paris.

As personagens: uma jovem franco-inglesa que arranja emprego numa livraria de Paris, enquanto tenta descobrir a história da sua família; e o dono da livraria, um velho rezingão e mal disposto, que afugenta os clientes ao sabor das opiniões dos livros que lêem.

Temperado com algum humor, é sem dúvida uma história bem bonita e por vezes complicada de se ler. Principalmente se imaginarmos o quão difícil foi para o amor prosperar num tempo em que não havia lugar para ele.

Adorei conhecer Valerie e a sua curiosidade sobre aquela época e a sua família. Eu também estaria curiosa ao saber que vivi em Paris durante os meus primeiros 3 anos, para depois ir viver com uma "tia" exatamente quando a guerra terminou. É esse o mote que empurra Valerie numa perseguição da verdade, e que a leva ao encontro de um segredo muito bem escondido do passado.

Acho que a autora abordou um tópico ligeiramente diferente do dito "normal" de quando falamos de nazis e invasão na Segunda Guerra. E fê-lo com habilidade e mestria, mostrando-nos que nem sempre, só um dos lados tem razão, mas que às vezes essa apenas se encontra no meio, na reconciliação.

Recomendo sem hesitações. É uma leitura que vale a pena!
Em www.bertrand.pt

O clube de leitura do meu coração.

 
Copyright 2005-2024 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)