Opinião: "O Diário do Meu Desaparecimento" de Camilla Grebe

Esta foi uma leitura que me escapou das mãos. Não sei precisar a razão, porque tanto o tema como o local onde se desenrola a ação estão entre os meus favoritos. Gosto de um bom policial nórdico! No entanto, a atmosfera em que nos sentimos imersos ao longo do livro, deixou-me um gosto amargo na boca. 

Não consegui sentir empatia pela dona do diário - a psicóloga comportamental que supostamente estaria a analisar o crime, e que está a sofrer de uma espécie de Alzheimer precoce. E o sentimento de estar a ser sufocada por um manto de neve, quase me fez largar o livro.

Mas mantive-me fiel e continuei. Acabei por descobrir duas personagens mais ricas e verosímeis. Uma delas foi Malin, a jovem polícia que está de regresso à sua vila natal para assistir num caso com dez anos que foi entretanto reaberto. Apreciei sinceramente a dificuldade em gerir os seus sentimentos, quer relativamente à mãe, que ainda vive ali, como à própria vila de Ormberg, de onde Malin sempre tentou fugir.

A outra, não posso dizer para não estragar a leitura a quem for ler o livro. Mas digo apenas que foi uma personagem muito bem explorada pela autora. Um tema bem atual e interessante, principalmente neste contexto de pequena vila.

Confesso que se de início me custou um pouco a leitura, mais para o fim ela apurou-se, e deparei com um desenvolvimento que não estava nada à espera, pelo que a nível de surpresa, tenha de dar a este livro nota máxima. 

É uma leitura que recomendo para os amantes do género, desde que não coloquem as vossas expetativas muito lá em cima, já que, a meu ver, é uma leitura um pouco morna.

Em www.bertrand.pt

O clube de leitura do meu coração.

 
Copyright 2005-2024 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)