Fui atraída para este livro pelo seu título, achei-o tão enigmático e musical, que nem perdi tempo a ler a sinopse. Mal esperava eu que o tema central fosse exatamente a música. Que viagem!
A história centra-se num afamado concurso de piano levado a cabo numa cidade perto de Tóquio. Vamos acompanhando algumas das personagens, nomeadamente quatro concorrentes e dois membros do júri. E capítulo a capítulo acompanhamo-los numa viagem de autodescoberta, centrada na paixão que todos têm em comum: a música.
A abordagem da autora a este tema é no mínimo desconcertante. Como podemos nós descrever o que soa a prestação de um pianista quando em comparação com outro, por vezes até tocando a mesma peça? Ela descobriu-o. Descrevendo imagens e sentimentos. Por essa razão este livro é também um livro de pura poesia, e se acompanharmos a leitura com as peças de piano que vão sendo tocadas, é uma viagem absolutamente maravilhosa.
Gostei imenso deste livro. Achei-o simplesmente perfeito. Uma ode à universalidade da música, que podemos encontrar em tudo. E igualmente um hino à amizade. Foi uma leitura encantadora, e acima de tudo original. Recomendo.