"Iris & Ruby" de Rosie Thomas

Sinopse:
Uma história de amor, perda, e da distância entre as gerações.
Na quente e poeirenta cidade do Cairo, vive Iris de 82 anos. Mas a sua casa sossegada e claustrofóbica no velho Cairo, é subitamente agitada pela chegada da sua teimosa e obstinada neta Ruby. Fugindo de uma relação conflituosa com a família, ela procura consolo com a avó que não via há anos.
Um inesperado laço surge entre elas à medida que as duas se tornam confidentes. Iris recorda um Cairo deslumbrante e cosmopolita da Segunda Guerra Mundial. Nesse tempo em que entregou o coração ao seu único e verdadeiro amor, que perdeu numa guerra devastadora.
No passado de Iris reside a resposta para o futuro de Ruby. Esta necessidade de fazer as pazes com o passado vai conduzi-las ao perigoso deserto egípcio, onde esperam encontrar todas as respostas. Mas estarão preparadas para enfrentar o perigo que as aguarda?

A minha opinião:
É uma história bastante interessante, que mistura dois mundos muito diferentes mas igualmente importantes: o presente e o passado.
De uma forma singular esses dois mundos, colidem, nas figuras de uma avó e uma neta, que acabam por se ajudar mutuamente, ficando ambas em paz consigo próprias e com os que as rodeiam, ainda vivos, ou que já partiram.
A acção desenrola-se no Cairo, o actual e o dos anos 40, e foi muito interessante lidar com essa cultura tão diferente da nossa.
Gostei bastante.

(Muito obrigada Wiccaa pela oportunidade!)
Em www.bertrand.pt

O clube de leitura do meu coração.

 
Copyright 2005-2024 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)