"Amores Negados" de Ángela Becerra

Sinopse:
Um romance magistral marcado pela espiritualidade, pela sensualidade e pelo erotismo de uma autora por muitos comparada a Isabel Allende.
Classificada como «romance magistral» e «uma bela lição literária de erotismo» pela crítica da Colômbia, Amores Negados mergulha-nos na sensibilidade mais refinada e no humor mais subtil, no que foi definido como idealismo mágico.
A história de amor entre Fiamma dei Fiori e Martín Amador é como as ondas do mar. Açoita, bate, acaricia, lambe, vem e vai, num vaivém de sentimentos desencontrados que submergem o leitor na voragem das contradições sentimentais. O amor e o desamor, a rotina e a paixão, a espiritualidade e a rebeldia fazem parte da vida de Fiamma dei Fiori, uma mulher inteira e verdadeira no momento mais pleno… e mais vazio da sua vida.

É uma belíssima história de amor que decorre numa cidade portuária onde o tempo parece acompanhar os desassossegos deste casal. Transbordante de vibrações de vida, procura, idealismos, sonhos possíveis e impossíveis, alegrias e solidões, até conseguir o que todos desejamos: encontrar-nos a nós mesmos.

A minha opinião:
Um dos melhores livros que li no ano passado foi exactamente desta autora “O Penúltimo Sonho” por isso quando me surgiu a oportunidade de ler o “Amores Negados”, agarrei-a com as duas mãos e devo dizê-lo não me desiludi.
Apesar de ser uma história diferente, escrita também num outro contexto, é um livro sem dúvida magnífico, merecedor do prémio que arrecadou do Latino Literary Award.
Basicamente, é uma história de amores que não chegam a ter a oportunidade de o ser na sua plenitude, no fundo, amores negados.
Mas na verdade é muito mais do que isso. É uma história que pega na fantasia e no esotérico, na filosofia e no fantástico, e habilmente os mistura com a realidade. As alegorias e as analogias utilizadas são uma delícia que me encantaram e sem saber bem como consegui rever-me em tantas situações... esse, acho eu, é capaz de ser o segredo fechado a chave de ouro nas entrelinhas desta história: o fazer o leitor pensar seriamente nas coisas que realmente são as mais importantes nas relações.
É daquele tipo de livros que pegando nele só a contra gosto o conseguimos pousar, mas atenção, não é um tipo de leitura para toda a gente. Apesar de saber que muitos não concordarão, para mim, a forma como este livro está escrito é simplesmente divinal. Deixo aqui um pequeno exemplo:

(…) Tinham voltado as temíveis tempestades. Em Garmendia del Viento, a gravilha revoltosa andava agitada fazendo das suas, metendo-se em todos os orifícios que encontrava. Era o maldito vento salgado que tanto temiam os confeiteiros que costumavam instalar-se no Portal de los Dulces. Todas as doçuras dos seus escaparates acabavam salgadas por culpa do chicote castigador vindo do mar. Esse pozinho salitroso encarregava-se de desajustar as dobradiças, fazer chorar os galos, temperar as hóstias e oxidar até os corações mais blindados. Os dentes moíam a areia, sendo impossível um beijo limpo de sais minerais. (…)

Merece indubitavelmente as minhas 5 estrelas.

(Muito obrigada Canochinha por esta partilha maravilhosa!)
Em www.bertrand.pt

O clube de leitura do meu coração.

 
Copyright 2005-2024 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)