"Amores Negados" de Ángela Becerra

Sinopse:
Um romance magistral marcado pela espiritualidade, pela sensualidade e pelo erotismo de uma autora por muitos comparada a Isabel Allende.
Classificada como «romance magistral» e «uma bela lição literária de erotismo» pela crítica da Colômbia, Amores Negados mergulha-nos na sensibilidade mais refinada e no humor mais subtil, no que foi definido como idealismo mágico.
A história de amor entre Fiamma dei Fiori e Martín Amador é como as ondas do mar. Açoita, bate, acaricia, lambe, vem e vai, num vaivém de sentimentos desencontrados que submergem o leitor na voragem das contradições sentimentais. O amor e o desamor, a rotina e a paixão, a espiritualidade e a rebeldia fazem parte da vida de Fiamma dei Fiori, uma mulher inteira e verdadeira no momento mais pleno… e mais vazio da sua vida.

É uma belíssima história de amor que decorre numa cidade portuária onde o tempo parece acompanhar os desassossegos deste casal. Transbordante de vibrações de vida, procura, idealismos, sonhos possíveis e impossíveis, alegrias e solidões, até conseguir o que todos desejamos: encontrar-nos a nós mesmos.

A minha opinião:
Um dos melhores livros que li no ano passado foi exactamente desta autora “O Penúltimo Sonho” por isso quando me surgiu a oportunidade de ler o “Amores Negados”, agarrei-a com as duas mãos e devo dizê-lo não me desiludi.
Apesar de ser uma história diferente, escrita também num outro contexto, é um livro sem dúvida magnífico, merecedor do prémio que arrecadou do Latino Literary Award.
Basicamente, é uma história de amores que não chegam a ter a oportunidade de o ser na sua plenitude, no fundo, amores negados.
Mas na verdade é muito mais do que isso. É uma história que pega na fantasia e no esotérico, na filosofia e no fantástico, e habilmente os mistura com a realidade. As alegorias e as analogias utilizadas são uma delícia que me encantaram e sem saber bem como consegui rever-me em tantas situações... esse, acho eu, é capaz de ser o segredo fechado a chave de ouro nas entrelinhas desta história: o fazer o leitor pensar seriamente nas coisas que realmente são as mais importantes nas relações.
É daquele tipo de livros que pegando nele só a contra gosto o conseguimos pousar, mas atenção, não é um tipo de leitura para toda a gente. Apesar de saber que muitos não concordarão, para mim, a forma como este livro está escrito é simplesmente divinal. Deixo aqui um pequeno exemplo:

(…) Tinham voltado as temíveis tempestades. Em Garmendia del Viento, a gravilha revoltosa andava agitada fazendo das suas, metendo-se em todos os orifícios que encontrava. Era o maldito vento salgado que tanto temiam os confeiteiros que costumavam instalar-se no Portal de los Dulces. Todas as doçuras dos seus escaparates acabavam salgadas por culpa do chicote castigador vindo do mar. Esse pozinho salitroso encarregava-se de desajustar as dobradiças, fazer chorar os galos, temperar as hóstias e oxidar até os corações mais blindados. Os dentes moíam a areia, sendo impossível um beijo limpo de sais minerais. (…)

Merece indubitavelmente as minhas 5 estrelas.

(Muito obrigada Canochinha por esta partilha maravilhosa!)

6 comentários:

Canochinha on 5/8/09 disse...

Uau, parece excelente! Quero ver se não demoro a pegar-lhe :)

Lucie on 5/8/09 disse...

Nem de propósito, a Casa das Letras acabou de editar "O que falta ao tempo" da mesma autora!! :) Eu li-o na versão original e só tenho a dizer-te que se gostaste dos outros dois não deves perder este!!

Esta autora faz magia em forma de palavras e não decepciona, acredita!!

Lili on 6/8/09 disse...

Parece ser realmente ótimo. Como você, também adorei o livro O Penúltimo Sonho. Mas, por aqui no Brasil infelizmente não saiu Amores Negados =/ Vou aguardar...

Bia on 6/8/09 disse...

Se é semelhante à Isabel Allende, já me agradou!!!

Valeu a dica!

Bjs

TuniKKa on 6/8/09 disse...

É o primeiro livro que leio desta autora e, de facto, é encantadora a forma como "brinca" com as palavras. Durante a leitura de Amores negados,tenho-me perdido, algumas vezes, no argumento do romance, bebendo a riqueza das suas palavras, quase uma a uma. Anestesiada pelas alegorias e metáforas que enchem páginas e páginas, vou descansando a mente e recuperando forças, como convém em tempo de férias.
Aconselho vivamente!

bauny on 6/8/09 disse...

Opá!!! Também quero ler este!! Não tenho mãos a medir...

Mais um livro excecional!

A não perder!

Para os que gostam de thrillers...

Novo livro de Lesley Pearse!!

Um livro magistral!

Um livro magistral!
Neste livro, Jodi Picoult aborda temas como a raça, o privilégio, o preconceito, a injustiça e a compaixão.

O novo livro de Deborah Smith

Novo Thriller de Paula Hawkins

Uma história maravilhosa!

 

ASA

Quinta Essência

Planeta

Porto Editora

Bertrand

Lua de Papel

Chiado Editora

Oficina do Livro

Editorial Presença

Jacarandá

D. Quixote

Clube do Autor

Livros d'Hoje

Casa das Letras

Suma de Letras

Vogais

Saída de Emergência

Esfera dos Livros

TopSeller

Objetiva

Marcador

Visualizações de página na última semana

Copyright © 2005-2017 Blogger Template (Adapted by Fernanda Carvalho)