"A Senhora das Especiarias" de Chitra B. Divakaruni

Com uma narrativa docemente poética e envolvente, Chitra Divakaruni consegue misturar a suave magia da Índia com os ritmos de uma moderna cidade nos E.U.A.
Através desta história ficamos a conhecer Tilo, a Senhora das Especiarias, que conhece as propriedades mágicas de cada erva. Tilo é a dona de uma loja de especiarias e produtos indianos (ou será que é a loja que é dona dela?) e envolve-se na vida de todos os seus clientes, que são incautamente ajudados por ela. Desta forma original ficamos a conhecer o tipo de vida da comunidade emigrante indiana, e a colisão entre as suas crenças e o conhecido sonho americano. Mas com Tilo não viajamos apenas pelo mundo fascinante da magia dos mitos e das especiarias. Com ela empreendemos uma delirante viagem pelos meandros da vontade humana e pela força do coração.
É um romance muito rico e interessante cuja história tão cedo não esquecerei.
Aqui fica o seu começo:
«Sou uma Mestra de Especiarias.

Também sei lidar com as outras coisas. Minerais, metais, terra, areia e pedra. As pedras preciosas com o seu brilho frio e cristalino. Os líquidos, cujos matizes nos ofuscam até não conseguirmos ver mais nada. Aprendi a lidar com todos eles na ilha.
Mas as especiarias são a minha paixão.
Conheço‑lhes as origens, o significado das cores e os aromas. Consigo identificar cada uma delas pelo nome primordial, quando a Terra se partiu como se fosse pele e se ofereceu ao céu. O seu calor corre‑me no sangue. Do amchur ao zafran, elas obedecem às minhas ordens. Basta um murmúrio e elas revelam‑me as suas propriedades ocultas, os seus poderes mágicos.
Sim, todas elas têm a sua magia, até as especiarias americanas que todos os dias atiramos para dentro da panela, sem pensar.
Duvidam? Ah! Esqueceram‑se dos velhos segredos das vossas avós. Aqui vai mais um: as vagens de baunilha amolecidas em leite de cabra e esfregadas no pulso protegem‑nos do mau‑olhado.
E outro: uma pitada de pimenta aos pés da cama em forma de quarto crescente, cura‑nos
dos pesadelos.
Porém, as especiarias verdadeiramente eficazes são as da minha terra natal, o país da poesia ardente, das penas da cor verde‑mar. Dos céus crepusculares brilhantes como o sangue.
É com essas que eu trabalho.
Se se colocarem no meio desta sala e andarem à roda devagar, verão todas as especiarias indianas que existem – até as que já se perderam – aqui reunidas nas prateleiras da minha loja.
Creio que não exagero ao afirmar que não há outro lugar no mundo como este.»

Podem continuar a ler um pouco mais aqui.

Sinopse:
Imigrante indiana nos Estados Unidos, Tilo é Mestra em Especiarias. Na sua loja em Oakland, além de fornecer os ingredientes para o caril e para o Koima, também ajuda os clientes a alcançarem uma mercadoria mais preciosa: aquilo que mais desejam; uma autêntica sacerdotisa dos poderes mágicos e secretos das especiarias.
Através daqueles que permanentemente visitam a loja de Tilo, conhecemos a vida da comunidade indiana local, longe da sua pátria e dos lugares onde as suas tradições são compreendidas. Certo dia, uma americano solitário aparece na loja. Tilo fica perturbada e não consegue descobrir a especiaria certa, pois ele desperta-lhe um desejo proibido. Contudo, se Tilo conseguir os seus desejos perderá os poderes mágicos que possui, o que irá afectar toda a comunidade...
Em www.bertrand.pt

O clube de leitura do meu coração.

 
Copyright 2005-2024 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)