"Retrato de Família" de Jojo Moyes

Este livro há-de ser daqueles especiais, que nunca irei esquecer. Pelas seguintes razões:
1º Porque tive a oportunidade de falar pessoalmente com a autora, sobre esta história (e não só! - esperem pela publicação da entrevista!);
2º Porque ela mo autografou;
3º Porque a história sem si, apesar de aparentemente simples, encerra a verdade sobre a grande maioria das famílias, em que uma aparência “normal” quase nunca corresponde à verdade.

E foi realmente este 3º ponto que me fez apaixonar por esta história. Há muita gente que pensa que a galinha do vizinho é mais gorda que a sua… em relação a tudo, inclusive às famílias. Todos nós temos daqueles amigos fantásticos, cuja família é um assombro, perfeita, invejável e… absolutamente utópica. Em todas as famílias há segredos, problemas, inimizades, conflitos, remorsos, mesmo que tudo isto esteja muito bem escondido. Mas quer que se nasça numa família perfeitamente disfuncional, ou numa família ilusoriamente normal, só há uma coisa a fazer: aprender a estar, a lidar, a conviver, a viver, retirando o melhor, para que nos ajude a crescer equilibradamente, e relevando o pior para segundo plano.
Este é o retrato de uma família que estando há muitos anos em forma de puzzle, desconjuntada, tem de aprender a ser novamente um todo, mesmo que para isso seja necessário desenterrar alguns segredos do passado.
É um livro muito bem escrito e organizado, que, do jeito especial a que a autora já nos habituou, nos leva a viajar entre Hong Kong nos anos 50, e a Irlanda na actualidade. Foi mesmo um livro que tive imenso prazer em ler e que recomendo vivamente.
Preparem-se pois o final é deveras surpreendente!

Podem ler a sinopse aqui. :)
Em www.bertrand.pt

O clube de leitura do meu coração.

 
Copyright 2005-2024 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)