"O Livro do Amanhã" de Cecelia Ahern

Para mim Cecelia Ahern tem um dom especial. A sua imaginação é certamente povoada de fadas e duendes, tal como ela, habitantes da fantasiosa Irlanda.
Por vezes, quando leio um dos seus livros, pergunto-me se ela própria não fará parte dessa raça de seres mágicos e misteriosos. Seja como for, o modo como ela escreve, as histórias que fabrica, são certamente inspiradas nesse mundo mágico e especial a que ela tem acesso.

Esta história vai ao encontro de tudo o que é misterioso e secreto. É a história de uma rapariga que ao perder o pai,  é “largada” numa pequena e isolada propriedade rural que pertence a um casal de tios, longe de tudo a que até então esteve habituada. A sua mãe também está lá, mas é como se não estivesse, pois encontra-se presa num mundo de dor e de luto.
Só que as coisas não são bem o que aparentam ser, e Tamara, é esse o nome da nossa heroína, não se contenta em fazer o que os outros esperam que ela faça. Curiosa e rebelde por natureza, ela vai tentar descobrir o grande mistério que se esconde por trás do castelo em ruínas que se encontra na propriedade e de certas personagens com quem ela tem contacto, incluindo a sua própria tia. Com a ajuda de um livro mágico, o Livro do Amanhã, ela vem a descobrir que o verdadeiro mistério tem mais a ver consigo do que ela poderia esperar.

Num crescendo magnifico, a narrativa prende-nos e tornando difícil pousar o livro para fazer seja o que for. Um verdadeiro “page-turner” que nos conquista desde as primeiras páginas.

Transcrevo aqui uma passagem que achei realmente deliciosa, e que qualquer pessoa que tenha uma paixão pelos livros como eu tenho, vai certamente gostar:

«O Diário ajudou-me a ver como uma coisa afeta outra. Como posso eu, de facto, fazer a diferença na minha vida e na vida das outras pessoas. Recordo-me sempre de como fui atraída para aquele livro na biblioteca itinerante do Marcus, quase como se estivesse ali para mim, naquele dia. Acho que a maior parte das pessoas entra nas livrarias e não faz a mínima ideia do que quer comprar. De certo modo, os livros estão lá, quase por magia, ansiosos por que as pessoas lhes peguem. A pessoa certa para o livro certo. É como se eles já soubessem de que vida precisam fazer parte, como podem fazer a diferença, como podem ensinar uma lição, pôr um sorriso num rosto no momento certo. Agora penso nos livros de um modo muito diferente.» (pág. 275)

Um livro muito bom que recomendo!
E que com uma capa destas dará com toda a certeza uma excelente prenda de Natal!

Para mais informações sobre este livro podem consultar aqui ou no site da Editorial Presença.
Em www.bertrand.pt

O clube de leitura do meu coração.

 
Copyright 2005-2024 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)