"As Meninas do Chocolate" de Annie Murray

Este é daqueles livros que dá gosto ler. Uma história bem organizada, com personagens femininas poderosas cuja vida acompanhamos ao longo de duas décadas, entre 1939 e 1959.
O cenário é indiscutivelmente um dos pontos fortes deste livro: Inglaterra durante a II Guerra Mundial, com os sucessivos ataques aéreos, os blackouts, o racionamento, e todas alterações que se operaram pela Europa, alterando para sempre a vida como até aí havia sido conhecida. É sem dúvida uma das épocas sobre a qual mais me agrada ler, pois julgo que a Europa de hoje se deve em grande parte a esses acontecimentos.

Mas regressemos ao livro. As meninas dos chocolates são três, assim apelidadas por trabalharem num fábrica de chocolates. Não podiam ser mulheres mais diferentes, mas de algum modo a sua amizade vinga, quase que como se juntas se complementassem umas às outras. As circunstâncias da vida, os acontecimentos a nível pessoal e familiar, e obviamente, a guerra, são motivos mais que suficientes para que a sua amizade ganhe uma dimensão extraordinária. E na verdade, apesar dos revezes da vida, é graças a essa amizade que elas conseguem sobreviver.

É, como se indica na capa, uma saga de amor, guerra e chocolate. Mas eu diria mais. É uma saga de amizade. Uma saga do poder da bondade. Uma história que atravessa culturas, línguas, e idades.
É um livro lindíssimo e interessante que vale bem a pena ler.
Para além de que vem “embalado” de uma forma originalíssima: dentro de uma caixa que parece ser… de chocolates. Mesmo a propósito. ;)

Para mais informações sobre este livro ou sobre a autora podem consultar aqui.
Em www.bertrand.pt

O clube de leitura do meu coração.

 
Copyright 2005-2024 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)