"Para Sempre" de Susanna Tamaro

Existem livros que são verdadeiros poemas, desde a primeira à última página. Que valem a pena ler devagar, saboreado cada palavra, cada frase, interiorizando cada pensamento. 
Para mim, este foi um desses livros.

Nunca li o bestseller "Vai Onde Te Leva o Coração" pois em 2006 li, da mesma autora, "A Alma do Mundo" e achei-o demasiado deprimente. De certa forma não me senti conquistada para ler outro livro dela, mas passado uns tempos li, com o filhote, "O Menino Que Não Gostava de Ler", um registo completamente diferente que classifiquei como delicioso. Fiquei então dividida. Seria Susanna Tamaro um autora que me agradava ou não?
Entretanto deparei-me com este pequeno livro, com uma capa lindíssima a proclamar o Outono que finalmente tinha chegado e a sussurrar "lê-me" ao folhear as suas páginas. Não resisti.
É de facto uma autora dotada de uma clareza de espírito e uma capacidade impressionante de colocar em palavras os sentimentos que por vezes nem conseguimos descrever.
A história é relativamente triste, mas sempre com uma nota de esperança, como deve ser uma boa história de amor. Sim, porque o amor não são só florzinhas e corações a pairar no ar, rodeando-nos e estonteando-nos com o seu perfume. O Amor é também dor. E às vezes é exactamente a incapacidade que muitos de nós tem  em lidar com essa dor que nos faz querer colocar a nossa vida em pausa, recusando-nos a avançar. Foi o que aconteceu com Matteo, o protagonista principal desta história. É extremamente interessante a forma como em tom de desabafo ele nos vai contando a sua vida, as suas escolhas, os seus dilemas, ao mesmo tempo que sem querer nos dá também uma lição.
Gostei muito desta leitura. É um livro para guardar com carinho e mais tarde reler.

Para mais informações sobre este livro podem consultar aqui ou visitar o site da Presença.

3 comentários:

miGuel pesTana on 12/11/11 disse...

Olá Fernanda.

Eu li o tão falado "Vai aonde...." e depois li também "A alma do mundo", que embora seja um pouco deprimente, gostei imenso de lê-lo.
Tenho este ultimo, que ja leste, em casa. Tem poucas páginas, potanto vai ser "comido" num instante!

E pelo que deste a entender, é interessante.

VeraSopa on 12/11/11 disse...

Há muito tempo atrás li um livro desta autora que não me entusiasmou particularmente. Fiquei renitente mas talvez seja o momento de experimentar com este novo livro.

http://lerprazeradquirido.blogspot.com/

Katya on 19/2/12 disse...

Li o "Vai aonde te leva o coração" desta autora e amei, acho que este será uma das minhas próximas aquisições porque achei interessante a tua opinião sobre ele e estou desejosa de o comprar :)

Mais um livro excecional!

A não perder!

Para os que gostam de thrillers...

Novo livro de Lesley Pearse!!

Um livro magistral!

Um livro magistral!
Neste livro, Jodi Picoult aborda temas como a raça, o privilégio, o preconceito, a injustiça e a compaixão.

O novo livro de Deborah Smith

Novo Thriller de Paula Hawkins

Uma história maravilhosa!

 

ASA

Quinta Essência

Planeta

Porto Editora

Bertrand

Lua de Papel

Chiado Editora

Oficina do Livro

Editorial Presença

Jacarandá

D. Quixote

Clube do Autor

Livros d'Hoje

Casa das Letras

Suma de Letras

Vogais

Saída de Emergência

Esfera dos Livros

TopSeller

Objetiva

Marcador

Visualizações de página na última semana

Copyright © 2005-2017 Blogger Template (Adapted by Fernanda Carvalho)