"Todos os Dias São Meus" de Ana Saragoça

Este é um pequeno livro cuja leitura me deu grande prazer!
Sabe sempre bem ler em português, mas é ouro sobre azul quando a escrita é apurada. Ana Saragoça possui a mesma mestria de brincar com as palavras que destaca os grandes escritores dos demais. 

A história está muito bem conseguida. Não se assumindo como um policial, porque no fundo não o é, capítulo sim, capítulo não, são-nos apresentados os testemunhos captados pela mente astuta de um polícia que apenas conhecemos pelas palavras das próprias testemunhas. Nos capítulos intercalados ficamos a conhecer intimamente a vítima na primeira pessoa.
A ação desenrola-se à volta um assassínio no elevador de um prédio em Lisboa e o mistério vai-se acentuando à medida que a história avança. Mas é na forma como vamos desvendando a vida de cada um dos habitantes daquele prédio que está a verdadeira riqueza deste livro. Mudando de tom e de forma de falar, somos apresentados a uma mão cheia de figuras que são no fundo um retrato muito fiel da população lisboeta.
Pontuada com algum sarcasmo e uma pitada de humor quase negro, a escrita desta autora é uma surpresa muito agradável. Um livro a não deixar de ler e um nome a não perder de vista no panorama literário português - Ana Saragoça.




Sinopse:
Um prédio. Uma morte. Um mistério. Não se trata, porém, de um romance de pretexto policial. É verdade que há polícias e testemunhas - sobretudo testemunhas - e alguns suspeitos. Mas Todos os Dias são Meus é um extraordinário retrato do Portugal profundo, com os seus tiques, os seus ressentimentos, os seus ridículos.

Em www.bertrand.pt

O clube de leitura do meu coração.

 

ASA

Quinta Essência

Porto Editora

Bertrand

Lua de Papel

Marcador

Cultura Editora

Oficina do Livro

Editorial Presença

Jacarandá

D. Quixote

Saída de Emergência

Clube do Autor

Livros d'Hoje

Casa das Letras

Suma de Letras

Vogais

Círculo de Leitores

Esfera dos Livros

TopSeller

Objetiva

Visualizações de página na última semana

Copyright 2005-2019 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)