"Teu Para Sempre" de W. Bruce Cameron


Ler este livro trouxe-me à lembrança alguém cujas saudades ainda doem muito:  a minha doce Nikita.
Quem já alguma vez conheceu o amor incondicional de um amigo de quatro patas sabe do que falo. E digo-lhe, sem dúvida alguma… este livro é para si.

Desde que me conheço que sou uma apaixonada por cães. Já tive a minha cota parte desses grandes amigos e excelentes cãopanheiros. Todos eles eram fantásticos, mas dois realmente se destacaram e eram extraordinários. A Blue (uma cadela que me encontrou e que acolhi em casa, e que mais tarde me veio a ajudar de uma forma impressionante) e a Nikita (de quem eu digo na brincadeira que foi a nossa primeira filha e cujo temperamento conquistava qualquer um).

Com este livro pude entender um pouco melhor como as coisas funcionam. Isto, claro, acreditando na teoria que o livro apresenta. Mas no fundo, acreditando como todas as coisas desta vida funcionam. Como todos estamos destinados a encontrar quem nos preencha, quem nos ajude e quem nos complete. Como todos estamos destinados, com maior ou menor dificuldade, a encontrar o Amor. E como todos temos direito a esse Amor.
Não é um livro que nos leve às lágrimas, embora por vezes isso possa acontecer. Porque é na realidade um livro que nos faz rir, chorar, sorrir, pensar… Um livro cuja leitura nos toca, nos enche, nos ensina…nos modifica? 
Será que voltaremos a olhar para os cães da mesma maneira? De certeza que não.

Quando acabei de ler este livro nem sabia bem o que escrever...
Veio-me à lembrança uma frase que uma vez muito me tocou e que reflete um pouco o que senti quando terminei a leitura:

«Olhe no fundo dos olhos de um animal e, por um momento, troque de lugar com ele. A vida dele se tornará tão preciosa como a sua e você se tornará tão vulnerável como ele. Agora sorria, se acredita que todos os animais merecem o nosso respeito e a nossa protecção, pois a certa altura eles são nós e nós somos eles.» - Philip Ochoa

O facto mais surpreendente deste livro é, para mim, a voz do narrador. Quem nos conta a história da(s) sua(s) vida(s) é um cão. Sim, o autor conseguiu um feito, a meu ver, extraordinário! Assume a voz de um cão durante toda a narrativa. E isso apanha-nos desprevenidos e envolve-nos, prende-nos, surpreende-nos constantemente. 
Possuidor de um grande conhecimento de toda a psicologia canina, W. Bruce Cameron arrebatou-me e foi com grande entusiasmo que soube que este livro está a ser adaptado ao cinema pela Dreamworks.

Não pensem que é apenas mais um livrito sobre um cão. Não é. Este é um livro que todos devem ler! Dos 8 aos 80, desde os amantes de cães, aos amantes de gatos, até aos que nem gostam lá muito de animais, e muito menos de ler. lol
É que mais do que um livro sobre um cão, este é um livro sobre a vida.

Para mais informações sobre este livro podem espreitar aqui ou visitar o blogue Chocolate para a Alma.
Em www.bertrand.pt

O clube de leitura do meu coração.

 
Copyright 2005-2024 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)