"Os Que Vieram de África" de Rita Garcia


Nasci no início dos anos 70 e desde muito cedo que percebi que a palavra “retornado” tinha uma conotação algo negativa. Não entendia muito bem porquê, mas assim o era quando eu era menina.
Quando as coisas em Angola começaram a sair fora de controlo e a violência contra os portugueses começou a agravar-se, iniciou-se um êxodo rumo a Portugal nunca antes visto. Cerca de meio milhão de portugueses regressava a casa. Para muitos deles nem sequer se tratava de um “regressar” propriamente dito, pois nunca haviam cá estado, tendo nascido lá, na terra do sol e do mar.
Como sempre tive muita curiosidade sobre esta época, para mim ler um livro sobre este tema é mais uma peça do puzzle que talvez consiga encaixar. E com este livro de Rita Garcia, julgo que sim.

A década de 70 foi uma década em que tudo mudou para muita gente. E não só para os que vieram de África – retornados/refugiados. Foi uma época em que tudo mudou e em que, quer quiséssemos quer não, os que viviam no Portugal continental, acabaram por ser influenciados pela maneira de ser e de estar dos portugueses/angolanos.
O drama de tantas famílias não pode passar pela história sem ao menos um reconhecimento. A verdade é que se houve uns quantos que beneficiaram da independência das colónias, muitos outros viram uma vida de trabalho deitada ao ar em breves instantes. A alguns valeu-lhes as famílias que cá os esperava, outros tiveram menos sorte. O certo é que o termo “retornado” também trás uma conotação negativa para os que empregavam essa palavra.

Este livro de Rita Garcia foi mesmo muito esclarecedor. A autora não despiu a sua pele de jornalista e o resultado foi um livro muito equilibrado e bem elaborado. Nele encontramos histórias de pessoas reais, obtidas em entrevistas, intercalados com relatos factuais, aos quais a jornalista conseguiu imprimir um timbre extraordinário, não cedendo lugar à monotonia que por vezes se encontram em obras do género.

Um livro muito bom! A não perder.


Para mais informações sobre este livro, espreite aqui ou visite o site da Oficina do Livro.

0 comentários:

Gostei tanto deste livro!!

Gostei tanto deste livro!!

Mais um livro excecional!

A não perder!

Para os que gostam de thrillers...

Novo livro de Lesley Pearse!!

Um livro magistral!

Um livro magistral!
Neste livro, Jodi Picoult aborda temas como a raça, o privilégio, o preconceito, a injustiça e a compaixão.

O novo livro de Deborah Smith

Novo Thriller de Paula Hawkins

 

ASA

Quinta Essência

Planeta

Porto Editora

Bertrand

Lua de Papel

Chiado Editora

Oficina do Livro

Editorial Presença

Jacarandá

D. Quixote

Clube do Autor

Livros d'Hoje

Casa das Letras

Suma de Letras

Vogais

Saída de Emergência

Esfera dos Livros

TopSeller

Objetiva

Marcador

Visualizações de página na última semana

Copyright © 2005-2017 Blogger Template (Adapted by Fernanda Carvalho)