"Sonhos Proibidos" de Lesley Pearse

Adoro começar o ano com um bom livro. Como sabia que Lesley Pearse não me ia desiludir, adiei um pouco esta leitura. E não desiludiu! Bem pelo contrário, ainda me tornou maior fã das suas histórias.
Fiquei absolutamente rendida à história da corajosa Belle. Foi fascinante acompanhar as voltas e reviravoltas que a sua vida deu em apenas dois anos.

Paralelamente à história comovente e inspiradora de Belle, somos presenteados com um trabalho excecional de pesquisa histórica. Entre Londres, Paris e  Nova Orleães, ficamos a conhecer os meandros da prostituição e do tráfego humano nos primeiros anos do século XX, chegando rapidamente à conclusão que esta história poderia facil(e infeliz)mente ser adaptada aos dias de hoje.

Esta autora é reconhecida por escrever sobre mulheres de grande coragem, inspirando-se muitas vezes em acontecimentos reais, e tendo criado, com o apoio da editora Penguin, o Women of Courage Award para distinguir mulheres comuns dotadas de uma coragem extraordinária. 
A meu, ver este livro, "Sonhos Proibidos" foi também ele um ato de coragem da própria autora, pois não é fácil abordar um tema tão controverso quanto obscuro como este. Mas sinceramente, apesar de ser uma leitura por vezes difícil, acho que Lesley Pearse conseguiu um feito magnífico ao atingir o equilíbrio certo entre o que poderia chocar as suas leitoras com o que tinha mesmo de ser contado. A ver se me faço entender, apesar de por vezes me sentir chocada com certos acontecimentos, não me senti chocada pela forma como eles são descritos.

Outro ponto muito positivo são as personagens deste livro. É que embora envolvidas com a história de Belle, têm também as suas próprias histórias que servem para enriquecer a narrativa e envolver ainda mais o leitor na leitura.

Em suma, adorei cada palavra destas 624 páginas e foi um admirável começo das leituras de 2013!


Para mais informações pode espreitar aqui ou visitar o blogue Chocolate para a Alma.
Em www.bertrand.pt

O clube de leitura do meu coração.

 
Copyright 2005-2024 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)