"Uma Promessa de Felicidade" de Anita Shreve

Apesar do meu rol de autores favoritos ser algo extenso (e estar constantemente a aumentar), há apenas uma mão cheia deles que se destacam. Anita Shreve encontra-se entre eles.
É, desde há alguns anos, uma autora que me encanta todas as vezes que a reencontro. Os seus livros são para mim um prazer garantido.

Ao ler “Uma Promessa de Felicidade” reencontrei o mesmo tom calmo e cadenciado que caracteriza a sua escrita. O tom calmo e quase que melancólico, que contrasta em absoluto com os sentimentos que assumem à flor da pele das suas personagens durante a narrativa. É essa, a meu ver, a grande beleza da sua escrita.

Desta vez, o cenário desta história surpreendeu-me - o Quénia. Já por lá tinha andado com outras leituras, mas o Quénia que agora descobri foi um pouco diferente. Mais rude, cheio de contrastes, e definitivamente mais real. Gostei imenso da abordagem que a autora faz às diferenças entre os expatriados que ali vivem - os ingleses, os americanos, os alemães - e a forma como cada um deles se relaciona com os que os rodeiam, quer outros expatriados, quer com os nativos.

Também me tocou bastante o relato sobre os conflitos na sociedade queniana, tão vincada pelo machismo, e pelo desrespeito da mulher enquanto ser humano pleno de direitos. As descrições das condições de vida, assim como as diversas menções à corrupção e ao complexo sistema político, são notória influência do tempo que a autora passou em Nairobi - três anos como jornalista numa revista africana.
Anita Shreve soube captar a beleza contrastante e magnífica daquele país. Um excelente pano de fundo para uma história também cheia de contrastes.
Este é sem dúvida um livro que recomendo!
Adorei. :)

Para mais informações sobre este livro podem espreitar aqui ou visitar a página do livro no site da Porto Editora.

1 comentários:

Liliana Lavado on 16/2/13 disse...

Li um livro dela por acidente e gostei imenso :)

Diane Chamberlain... já conhece esta autora?

Sveva Casati Modignani

Paulo Coelho está de volta!

Jojo Moyes - novo livro!

A não perder...

Novo livro

 

ASA

Quinta Essência

Planeta

Porto Editora

Bertrand

Lua de Papel

Chiado Editora

Oficina do Livro

Editorial Presença

Jacarandá

D. Quixote

Clube do Autor

Livros d'Hoje

Casa das Letras

Suma de Letras

Vogais

Saída de Emergência

Esfera dos Livros

TopSeller

Objetiva

Marcador

Visualizações de página na última semana

Copyright © 2005-2016 Blogger Template (Adapted by Fernanda)