"A Mãe Terra" de Jean M. Auel


E se de repente tivéssemos a hipótese de viajar no tempo e aterrar em plena Idade do Gelo, numa altura em que a humanidade começava a formar-se no que viria a ser? Se nos fosse entregue um convite especial, só para nós, para ver de perto os seres humanos que habitavam a Europa entre 35 e 25 mil anos a.C.?
Aceitavam? Eu sim, de certeza absoluta! 
Pois foi exatamente o que fiz ao receber este livro. Sem olhar para trás, aceitei o convite e mergulhei na leitura e desaparecendo na Idade do Gelo. Confesso que muitas vezes me perdi com as horas e sem dar por isso era já quase madrugada. Foi uma leitura absolutamente fascinante e viciante!

Sobre o tema em si, confesso que inicialmente pensei que talvez fosse um pouco maçudo, mas a forma como Jean M. Auel transforma a História em história é magnifica. Não tem nada de entediante, e embora por vezes pareça que as descrições são ligeiramente minuciosas demais, a verdade é que mais à frente na leitura, as coisas não fariam sentido se assim não fosse.


Adorei aprender sobre os primeiros povos que habitaram a Europa. A forma como se relacionavam uns com os outros, a sabedoria que possuíam, as suas convicções, até a sua fé! A maneira como viviam, onde viviam, o que comiam, como caçavam e o que caçavam, os seus utensílios e como eram feitos; Como lidavam com certas situações, situações que ainda hoje afetam os seres humanos, coisas como o amor, o ciúme, a dor, o casamento, os filhos, etc. Também achei fascinante perceber como poderão ter ocorrido as primeiras “domesticações” de animais, nomeadamente de cavalos e de um lobo (sem dúvida uma das minhas personagens preferidas ) e a utilização de plantas e ervas na cura de determinadas doenças. 

Foi realmente uma leitura diferente de tudo o que já li. Muito, muito bom. Não estava nada à espera e recomendo vivamente.


Para mais informações podem espreitar aqui ou visitar o site do Clube do Autor.

1 comentários:

NLivros on 14/3/13 disse...

Boas,
pelo que sei este é o 5º volume da saga "Filhos da Terra" que se inicia com o Clã do Urso das Cavernas, livro que começa com Ayla com 5 anos, salvo erro.

Em www.bertrand.pt

Alguns dos últimos títulos em destaque

De uma das minhas autoras favoritas - Dorothy Koomson

Um livro imperdível!!

Duas histórias maravilhosas.

Duas histórias maravilhosas.
Leia as minhas opiniões. Links na lateral.

Mais um livro de uma das minhas autoras favoritas - Liane Moriarty

Mais um livro de uma das minhas autoras favoritas - Liane Moriarty
Espreite a minha opinião. Clique na imagem.

O clube de leitura do meu coração.

 

ASA

Quinta Essência

Porto Editora

Bertrand

Lua de Papel

Marcador

Cultura Editora

Oficina do Livro

Editorial Presença

Jacarandá

D. Quixote

Saída de Emergência

Clube do Autor

Livros d'Hoje

Casa das Letras

Suma de Letras

Vogais

Círculo de Leitores

Esfera dos Livros

TopSeller

Objetiva

Visualizações de página na última semana

Copyright 2005-2019 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)