"A Mãe Terra" de Jean M. Auel


E se de repente tivéssemos a hipótese de viajar no tempo e aterrar em plena Idade do Gelo, numa altura em que a humanidade começava a formar-se no que viria a ser? Se nos fosse entregue um convite especial, só para nós, para ver de perto os seres humanos que habitavam a Europa entre 35 e 25 mil anos a.C.?
Aceitavam? Eu sim, de certeza absoluta! 
Pois foi exatamente o que fiz ao receber este livro. Sem olhar para trás, aceitei o convite e mergulhei na leitura e desaparecendo na Idade do Gelo. Confesso que muitas vezes me perdi com as horas e sem dar por isso era já quase madrugada. Foi uma leitura absolutamente fascinante e viciante!

Sobre o tema em si, confesso que inicialmente pensei que talvez fosse um pouco maçudo, mas a forma como Jean M. Auel transforma a História em história é magnifica. Não tem nada de entediante, e embora por vezes pareça que as descrições são ligeiramente minuciosas demais, a verdade é que mais à frente na leitura, as coisas não fariam sentido se assim não fosse.


Adorei aprender sobre os primeiros povos que habitaram a Europa. A forma como se relacionavam uns com os outros, a sabedoria que possuíam, as suas convicções, até a sua fé! A maneira como viviam, onde viviam, o que comiam, como caçavam e o que caçavam, os seus utensílios e como eram feitos; Como lidavam com certas situações, situações que ainda hoje afetam os seres humanos, coisas como o amor, o ciúme, a dor, o casamento, os filhos, etc. Também achei fascinante perceber como poderão ter ocorrido as primeiras “domesticações” de animais, nomeadamente de cavalos e de um lobo (sem dúvida uma das minhas personagens preferidas ) e a utilização de plantas e ervas na cura de determinadas doenças. 

Foi realmente uma leitura diferente de tudo o que já li. Muito, muito bom. Não estava nada à espera e recomendo vivamente.


Para mais informações podem espreitar aqui ou visitar o site do Clube do Autor.
Em www.bertrand.pt

O clube de leitura do meu coração.

 
Copyright 2005-2024 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)