"O Diabo e a Gemada" de Sveva Casati Modignani


Quando soube que Sveva ía publicar um livro autobiográfico fiquei em pulgas! Ía poder descobrir um pouco mais sobre uma das minhas autoras favoritas, cujas histórias sempre me embalam e me fazem viajar no tempo.

Recebi o pequeno livro e fiquei encantada com o que vi. Na capa a imagem de Sveva enquanto menina, depois numa deliciosa encadernação com direito a marcador de fitinha vermelha, o livro dividia-se em duas partes: uma, mais extensa, com a biografia propriamente dita, e outra com as receitas da família de Sveva, que vinham mencionadas primeira parte, como descobri mais tarde.

Logo nos primeiros parágrafos percebi que estava a entrar no mundo infantil de Sveva. Uma menina que, saltitando alegremente e com a proteção da sua família, atravessou o período da guerra, escapando incólume a desgraças de maior dimensão.
Fartei-me de rir com as suas traquinices e aventuras! Em muitos casos fez-me lembrar a minha madrinha, que provavelmente da mesma idade da autora, também tem o seu rol de brincadeiras e traquinices de menina, colmatados por umas quantas palmadas no rabiosque, e cujos relatos sempre fizeram a minha delícia. ;)
Ao fim e ao cabo, através desta apresentação da autora, conseguimos entrever o brilhante espírito que desde muito cedo a acompanhou e que mais tarde se viria a revelar no papel. Simultaneamente, apercebemo-nos das dificuldades e problemas que uma família do norte de Itália tiveram de ultrapassar durante a 2ª Guerra Mundial.

Foi sem dúvida uma leitura maravilhosa, e só tive pena que a biografia se cingisse à infância desta autora que tanto aprecio. Espero que em breve ela se alongue pela adolescência fora até à idade adulta!


Para mais informações sobre este livro espreitem aqui.
Convido-vos também a visitar a página da autora no Facebook.
Em www.bertrand.pt

O clube de leitura do meu coração.

 
Copyright 2005-2024 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)