Opinião: "Viver Depois de Ti" de Jojo Moyes

É desta que tenho de alterar a minha escala de classificação de leituras. Passo a explicar… a escala é de 1 a 5 estrelas. No entanto, quando chega a altura de classificar um livro na minha página de Registo de Leituras, já dei por mim a classificar alguns com 6 estrelas (só este ano já vão em seis!) e no ano passado cheguei mesmo a dar 7 estrelas a dois!
Este livro de Jojo Moyes rebentou definitivamente a escala… vou ter de lhe dar 8 estrelas na minha semítica escala de 1 a 5. É que na realidade acho que este é o melhor livro que já li este ano! E muito provavelmente um dos melhores que li até hoje! Vai de certeza para o meu TOP 10, quando eu finalmente o conseguir definir. ;)

Eu já gostava de Jojo Moyes (love you, Jojo!) mas agora, com este “Viver Depois de Ti” acho que ela superou todas as minha expetativas. Com o tipo de escrita a que já nos habituou, fluida e bem organizada, ela vai preenchendo as linhas do seu romance com imperceptíveis dados sobre a história em si, sobre o tema central, aquele que se encontra escondido mais à frente. Quando finalmente o leitor se apercebe do que está a ler, tudo se encaixa no devido sítio, as coisas tomam outra forma e a dimensão do enredo extrapola para fora das páginas do livro e atinge-nos em pleno. E se? É a pergunta que se nos coloca durante o resto do livro. E se fosse eu que estivesse no lugar de Lou? No lugar da mãe de Will, ou do pai ou da irmã? No lugar de Will? E se?...

Um livro fabuloso. Absolutamente fabuloso. Um livro que aborda um tema atual e muito controverso e que nos faz pensar imenso, que nos incomoda, que nos obriga a imaginar o que as personagens sentem, que nos afeta. Um livro que nos faz desejar correr, saltar, viver, sorrir, e amar, como se não houvesse amanhã. Um livro que nos faz chegar a casa e abraçar o marido e o filho, telefonar aos familiares e amigos mais queridos, e dar graças a Deus pela sorte que temos.
Não é no entanto um livro choramingas, apesar de por vezes sentir que o meu coração ía saltar do peito e as lágrimas não se iam conter no mar dos meus olhos, acaba por ser uma abordagem sóbria e muito realista sobre a vida e a morte. E mais não digo.

Só um aparte… reparem no título em inglês (eu sei, eu sei, mas é uma mania que tenho!) – Me Before You. À primeira vista nem parece muito diferente do título em português, pois não? Mas acreditem, tem um fosso de quilómetros a separá-los. Apesar de ser uma escolha bem feita, vocês vão perceber a diferença quando lerem o livro.
E não deixem mesmo de o ler! A sério que não se vão arrepender.


Para mais informações sobre este livro, espreitem aqui ou visitem a página do mesmo no site da Porto Editora » aqui.


5 comentários:

Neptuno_avista on 6/6/13 disse...

Estou mesmo curiosa com este livro. Já não és a única a dizer maravilhas sobre ele...
Beijinho

Carla on 8/6/13 disse...

Adorei a opinião. Vou lê-lo este mês e se pudesse passava-o já à frente. :D

Já agora fiquei curiosa com os livros que classificaste acima de 5 estrelas. Tens alguma tag que os reúna a todos? ou podes dizer quais são?

Fernanda on 11/6/13 disse...

Carla, podes espreitar os meus registos de leitura. Estão por ano e é fácil de ver os que tem 7*!

Obrigada pela visita e boas leituras!

Alexandra disse...

Acabei de ler. Absolutamente devastador. É sem duvida um dos melhores livros que li. Um livro a não perder e que seguramente ficará na minha memória por muito tempo.
Estou sem saber o que ler a seguir... Obrigada Fernanda por ter chamado a atenção para este livro.

Maria João on 25/10/13 disse...

Boa noite Fernanda,

Terminei este livro há pouco e ainda sinto um aperto enorme no peito. É de facto fabuloso. Engraçado que ambas comentamos o título: abibliotecadajoao.blogspot.pt/2013/10/jojo-moyes-viver-depois-de-ti.html

Boas leituras,
Beijinhos
Maria Joao

ALGUNS DOS TÍTULOS QUE MAIS ME AGRADARAM NOS ÚLTIMOS TEMPOS

ALGUNS DOS TÍTULOS QUE MAIS ME AGRADARAM NOS ÚLTIMOS TEMPOS

Um dos melhores do ano!

Os Testamentos - a sequela de A História de uma Serva

Os Testamentos - a sequela de A História de uma Serva
Leu o livro? Viu a série? O que espera para ler a sequela? Um final surpreendente para Gilead, e uma obra incrível vencedora bem merecida do Booker Prize.

Uma leitura obrigatória!

Uma leitura obrigatória!
“Moyes dá vida a um pedaço da história muitas vezes esquecido. (…) Uma carta de amor ao poder dos livros e da amizade.” Kirkus Review

Uma leitura imprescindível!

Leia o livro e depois veja o filme. Uma história verídica a não perder.

O clube de leitura do meu coração.

 

ASA

Quinta Essência

Planeta

Porto Editora

Bertrand

Lua de Papel

Cultura Editora

Oficina do Livro

Editorial Presença

Jacarandá

D. Quixote

Marcador

Clube do Autor

Livros d'Hoje

Casa das Letras

Suma de Letras

Vogais

Saída de Emergência

Círculo de Leitores

Esfera dos Livros

TopSeller

Objetiva

Visualizações de página na última semana

Copyright 2005-2019 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)