Segundo, porque já me tenho deparado com alguns autores que se aproveitam de temas polémicos para angariar alguma discussão e assim fazer render um livro que talvez até nem seja assim tão bom.
Mas... a verdade é que dei por mim a rir e a acompanhar as aventuras de um Hitler que acorda nos nossos dias após 66 anos de sono tranquilo, e que fica pasmado com tudo o que vê e descobre.
No entanto, este livro é muito mais do que uma sátira a esse homem. Muito mais mesmo. É sem dúvida uma crítica à superficialidade da vida nos dias de hoje e à forma como as pessoas se desresponsabilizam dos seus atos. Mas é acima de tudo uma chamada de atenção para o facto de quão fácil seria embarcarmos agora numa outra viagem, rumo ao horror e ao genocídio, tal como aconteceu anteriormente.
Com um certo humor negro, Timur Vermes, consegue retratar Hitler como o homem extremamente narcisista e egocêntrico que foi, mas ao mesmo tempo conseguiu embutir-lhe um carisma e uma personalidade forte que consegue conquistar qualquer um, permitindo-nos perceber facilmente como tudo se passou há 80 anos atrás...
É um livro excelente, que recomendo sem reservas.
Muito bom!