Opinião: "Memórias de um Amigo Imaginário" de Matthew Dicks

Existem livros que se distinguem pela originalidade. Este é um deles. Uma história fabulosa, bem forjada, escrita com uma sensibilidade incrível que nos envolve, embala e surpreende. 

O título resume bem do que se trata, as memórias de um amigo imaginário. Budo, que nos conta toda a história, é amigo de uma criança especial cuja presença transforma toda a esta experiência de leitura. Max é um menino com uma forma ligeira de autismo, tendo alguma dificuldade em lidar com o mundo da forma como o conhecemos e que utiliza o seu melhor amigo para o ajudar. No entanto, a informação que Budo nos revela na sinopse, é o mote para uma história para além do óbvio…

«O meu nome é Budo. Existo há cinco anos. Cinco anos é muito tempo para alguém como eu. Foi Max quem me deu o nome. Max tem oito anos. Max é o único ser humano que consegue ver-me. Sei aquilo que Max sabe e algumas coisas que não sabe. Sei que Max corre perigo. E sei que sou o único que pode salvá-lo.»

Com uma simplicidade ensurdecedora, e através da inocência de Budo, o autor consegue falar-nos de coisas extremamente importantes ao mesmo tempo que no enredo nos distrai com algo que mexe com os nossos sentidos e nos põe alerta e a querer ler mais e mais, para saber como se desenlaça a ação. 

É uma leitura pela qual não conseguimos passar incólumes. É sem dúvida um livro original cheio de surpresas e repleto de significado que me entrou no coração. Adorei!

A não perder.


Para mais informações sobre este livro, espreitem aqui ou visitem a página do mesmo no site da Planeta » aqui.
Em www.bertrand.pt

O clube de leitura do meu coração.

 
Copyright 2005-2024 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)