Opinião: "Memórias de um Amigo Imaginário" de Matthew Dicks

Existem livros que se distinguem pela originalidade. Este é um deles. Uma história fabulosa, bem forjada, escrita com uma sensibilidade incrível que nos envolve, embala e surpreende. 

O título resume bem do que se trata, as memórias de um amigo imaginário. Budo, que nos conta toda a história, é amigo de uma criança especial cuja presença transforma toda a esta experiência de leitura. Max é um menino com uma forma ligeira de autismo, tendo alguma dificuldade em lidar com o mundo da forma como o conhecemos e que utiliza o seu melhor amigo para o ajudar. No entanto, a informação que Budo nos revela na sinopse, é o mote para uma história para além do óbvio…

«O meu nome é Budo. Existo há cinco anos. Cinco anos é muito tempo para alguém como eu. Foi Max quem me deu o nome. Max tem oito anos. Max é o único ser humano que consegue ver-me. Sei aquilo que Max sabe e algumas coisas que não sabe. Sei que Max corre perigo. E sei que sou o único que pode salvá-lo.»

Com uma simplicidade ensurdecedora, e através da inocência de Budo, o autor consegue falar-nos de coisas extremamente importantes ao mesmo tempo que no enredo nos distrai com algo que mexe com os nossos sentidos e nos põe alerta e a querer ler mais e mais, para saber como se desenlaça a ação. 

É uma leitura pela qual não conseguimos passar incólumes. É sem dúvida um livro original cheio de surpresas e repleto de significado que me entrou no coração. Adorei!

A não perder.


Para mais informações sobre este livro, espreitem aqui ou visitem a página do mesmo no site da Planeta » aqui.

1 comentários:

Fragmentos Repartidos on 7/11/17 disse...

Boa tarde. Temos aqui um livro do género de ROOM de Emma Donoghue ou algo diferente que não é comparável e merece por isso a sua leitura?

ALGUNS DOS TÍTULOS QUE MAIS ME AGRADARAM NOS ÚLTIMOS TEMPOS

ALGUNS DOS TÍTULOS QUE MAIS ME AGRADARAM NOS ÚLTIMOS TEMPOS

Um dos melhores do ano!

Os Testamentos - a sequela de A História de uma Serva

Os Testamentos - a sequela de A História de uma Serva
Leu o livro? Viu a série? O que espera para ler a sequela? Um final surpreendente para Gilead, e uma obra incrível vencedora bem merecida do Booker Prize.

Uma leitura obrigatória!

Uma leitura obrigatória!
“Moyes dá vida a um pedaço da história muitas vezes esquecido. (…) Uma carta de amor ao poder dos livros e da amizade.” Kirkus Review

Uma leitura imprescindível!

Leia o livro e depois veja o filme. Uma história verídica a não perder.

O clube de leitura do meu coração.

 

ASA

Quinta Essência

Planeta

Porto Editora

Bertrand

Lua de Papel

Cultura Editora

Oficina do Livro

Editorial Presença

Jacarandá

D. Quixote

Marcador

Clube do Autor

Livros d'Hoje

Casa das Letras

Suma de Letras

Vogais

Saída de Emergência

Círculo de Leitores

Esfera dos Livros

TopSeller

Objetiva

Visualizações de página na última semana

Copyright 2005-2019 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)