Opinião: "O Despertar do Mundo" de Rhidian Brook

Gosto imenso de ler livros cujo tema ronde a Segunda Guerra Mundial, mas até hoje nunca tinha apanhado um que abordasse os anos logo após o fim do regime nazi. É claro que sabemos da História o que aconteceu, mas, não sei, lendo assim em formato algo ficcionado, parece-me mais fácil de aprender e entender.

Após a derrota de Hitler, o território alemão foi repartido entre os Aliados. As quatro zonas iriam mais tarde dar origem a apenas duas, a República Federal Alemã (das zonas ocupadas pelos EUA, Reino Unido e França) e a República Democrática Alemã (da zona ocupada pelos russos).

O autor, Rhidian Brook, baseou-se na história do seu próprio avô, que fez parte do grupo de ingleses que se mudaram para a Alemanha no sentido de a desnazificar.

Este livro é um retrato fiel do que se passou naqueles anos, onde a realidade de um país destruído e de um povo esmagado e destituído de direitos e identidade, contrasta com a dos seus ocupantes, também eles de certa forma destituídos do sua país e da sua liberdade.

Pleno de emoções fortes, este livro leva-nos a conhecer ambos os lados dos despojos de uma guerra, através do contacto forçado entre duas famílias, ambas sobreviventes, embora de fações opostas.
Um livro excelente cuja leitura não me deixou indiferente.
Adorei.

P.S. O nome do livro é muitíssimo bem aplicado. O mundo despertou mesmo após a Segunda Guerra Mundial...
Em www.bertrand.pt

O clube de leitura do meu coração.

 
Copyright 2005-2024 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)